O Realismo é a escola literária que analisa a realidade. Tem origem na França e, no Brasil, surge depois do Romantismo e antes do Simbolismo, compreendendo os anos 1881 a 1893 - o mesmo período em que o Naturalismo e o Parnasianismo também ocorreram.
O Realismo no Brasil foi um movimento artístico e literário, que influenciou o país em meados do século XIX, mais precisamente no ano de 1881, através da publicação do livro de Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cuba.
Tendo a sua origem nas últimas décadas do século XIX, marcada pelo romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert, em 1857, o Realismo foi um movimento literário, histórico e cultural com ideais opostos ao do Romantismo, escola anterior.
O realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao romantismo. Entre 1850 e 1900 o movimento cultural, chamado realismo, predominou na França e se estendeu pela Europa e outros continentes.
O realismo surgiu na segunda metade do século 19. Foi essencialmente uma reação ao idealismo da literatura romântica. O próprio romantismo, aliás, surgido no início do mesmo século, já vinha abandonando o idealismo, como se pode ver na obra do francês Victor Hugo, que não apresentava essa tendência em seus livros.
18 curiosidades que você vai gostar
O Realismo é uma estética do século XIX que defende a objetividade, a moderação do sentimentalismo e a visão científica, opondo-se ao Romantismo.
O realismo se caracteriza pela busca de uma representação mais verossímil da realidade por escritores, pintores, dramaturgos, músicos e escultores. Os artistas realistas prezam pela objetividade em suas obras, tendo atenção para as situações do dia a dia.
O que é o Realismo:
O Realismo foi um movimento artístico voltado à representação objetiva da realidade, distanciando-se do subjetivismo e do sentimentalismo que caracterizaram a escola romântica.
O Realismo no Brasil teve o seu início, oficialmente, em 1881, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor, Machado de Assis. Essa escola somente entra em declínio com o surgimento do Parnasianismo, por volta de 1890.
Para que serve o chá das folhas da acerola?
Como ganhar no jogo de canastra?
Como fazer chá de urucum para diabete?
Como fazer chá de boldo baiano?
Como cozinhar uma estrela do mar?
Como fazer o chá da folha de insulina?
Qual os benefícios do chá da folha da goiaba?
Quanto tempo leva para dar batata inglesa?
O que significa Pul no medidor de pressão?
Quais são os passos de bolero?
É possível esquecer uma paixão?
O que fazer para se livrar da culpa?
Como podemos comparar os países de acordo com o seus PIB?
Como se cuida de um esquilo-da-mongólia?