Indústria Cultural é um conceito usado para designar a transformação de diferentes obras em produtos padronizados, devido à introdução da tecnologia no processo de produção cultural.
Este conceito se refere a produção e utilização da cultura como um bem de consumo industrial, destituindo a arte e a cultura de suas principais características de interpretação e crítica da realidade.
Segundo os autores, o objetivo da indústria cultural é o lucro e manutenção do pensamento dominante. Assim, a cultura passa a ser uma massa de manobra da população, que precisa ser mantida presa na ideologia dominante.
Na Indústria Cultural, se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro. Além disso, tem o intuito de reproduzir os interesses das classes dominantes, legitimando-as e perpetuando-as socialmente.
Com o fortalecimento do capitalismo, cada vez mais as empresas divulgavam artes que fossem adequadas e de fácil consumo pela população. ... No entanto, embora seja uma estratégia de controle e produção de capital, é possível compreender a indústria cultural como um meio de democratização da arte.
34 curiosidades que você vai gostar
Cultura de Massa é o termo empregado para significar o processo de produção de bens de consumo (de vários tipos) que alcancem uma grande parcela da população, com fins fundamentalmente lucrativos e comerciais. ... A Cultura de Massa é, por isso, parte integrante do sistema capitalista e de seus fenômenos decorrentes.
Adorno e Horkheimer desenvolveram o conceito de indústria cultural para designar o modo com que os produtos culturais dos vários setores artísticos são racionalmente fabricados seguindo a lógica do dinheiro e como os meios de comunicação determinam seu consumo massivo.
A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. ... A cultura de massas tem a propriedade de absorver os antagonismos e transcender distinções sociais, étnicas, sexuais, etárias, etc., transformando-os em produtos para o consumo num mundo de consumidores livres.
Para Adorno (2009) a relação entre indústria cultural e consumismo está na alienação e na falta de consciência, e única forma de se manter livre dessa influência é através do conhecimento.
Qual a compatibilidade do signo?
Quais são as características da esquete?
Quanto maior o coeficiente de variação?
Qual a melhor dosagem de vitamina D?
Como saber se alguém fez um cartão de crédito no meu nome?
O que diz o artigo 167 da Constituição Federal?
Qual a conjugação do verbo ver?
Como se chama quem trabalha em matadouro?
Pode usar Nebacetin para candidíase?
Porque levamos um susto quando estamos quase dormindo?
Qual a linha ideal para fazer colcha?
Qual a grafia correta de dia a dia?