As doenças infecciosas são doenças causadas por microrganismos como vírus, bactérias, protozoários ou fungos, que podem estar presentes no organismo sem causar qualquer dano ao organismo.
Os micro-organismos podem estar presentes nos dispositivos no momento em que estes são introduzidos no corpo, caso tenham sido contaminados de forma acidental. Ou, então, os micro-organismos infecciosos provenientes de outro lugar podem se disseminar pela corrente sanguínea e se alojar em um dispositivo já implantado.
Para causar uma infecção, os micro-organismos devem entrar no organismo, mesmo que superficialmente, como na pele. A saber, o local em que eles entram é conhecido como porta de entrada. As principais portas de entrada são: Trato respiratório (boca e nariz), por exemplo, vírus influenza que causa a gripe.
Elas atuam nos ciclos biogeoquímicos e na produção de alimentos e medicamentos. Algumas bactérias podem ser patogênicas e causam doenças como a cólera, difteria, febre tifoide, lepra, meningite, tuberculose.
São as bactérias benéficas, ou seja, microorganismos vivos que beneficiam o organismo e aumentam suas defesas naturais, promovendo o equilíbrio da microbiota intestinal. Essas bactérias resistem ao processo de digestão e chegam intactas ao intestino, onde atuam de maneira positiva.
Eles são particularmente valiosos em genética, genômica e proteômica. Os microrganismos podem ser aproveitados para usos como a criação de esteróides e o tratamento de doenças de pele.
As bactérias e fungos presentes em alimentos, especialmente em carnes que não são cozidas, podem causar doenças como a intoxicação alimentar. Os vírus podem causar enfermidades, como a catapora e a rubéola, e muitas delas são contagiosas, isto é, podem ser transmitidas por contato entre as pessoas.
Os microorganismos estão constantemente associados à transmissão de doenças, porém podem ser muito benéficos ao homem. Alguns exemplos disso são as bactérias intestinais, presentes naturalmente na flora humana que auxiliam na digestão dos alimentos.
10 Aplicações benéficas dos micróbios
Microrganismos: Principais Doenças causadas por eles. RECEBER AGORA! Prometemos não enviar SPAM. Presentes em todos os ambientes e superfícies não estéreis, os micro-organismos são seres invisíveis a olho nu, que podem fazer mal à nossa saúde provocando doenças greves e até letais.
Ainda podem ser usados na fabricação de produtos como iogurte, vinhos, queijos, vinagres e pães. Existem ainda os microrganismos patogênicos que causam doenças em seres humanos, animais e plantas. Os principais grupos de microrganismos são: vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos.
Para causar uma infecção, os micro-organismos devem entrar no organismo, mesmo que superficialmente, como na pele. A saber, o local em que eles entram é conhecido como porta de entrada. Trato respiratório (boca e nariz), por exemplo, vírus influenza que causa a gripe.
Existem ainda os microrganismos patogênicos que causam doenças em seres humanos, animais e plantas. Os principais grupos de microrganismos são: vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos. Os vírus são organismos microscópicos que não possuem células.
Como instalar um aquecedor de aquário?
Como saber se vou voltar para o meu ex?
O que significa encontrar dispositivo?
Como saber se o gato está com dor pós castração?
O que é financiamento de leasing?
Qual é a idade certa para um Shih cruzar?
Como usar o aplicativo Saúde do iPhone?
Como jogar jogos de PS5 no celular?
Para que serve o app Photoshop?
Como utilizar o aspirador de pó da Mondial?