A classificação dos medicamentos é dividida em três categorias diferentes, sendo elas: referência, similares e genéricos.
Natural: medicamentos de origem natural. Ex: Mel, Própolis. Vegetal: medicamentos extraídos de plantas.
- Ação Local/geral: quando a droga produz efeito no ponto de aplicação, sendo absorvida posteriormente para ter ação sistêmica. Os efeitos de uma droga de ação generalizada podem ser agrupados em: estimulante, deprimente, cumulativo, anti-infeccioso, antagônico e sinérgico.
A natureza física dos fármacos Os fármacos podem ser sólidos em temperatura ambiente (p. ex., ácido acetilsalicílico, atropina), líquidos (p. ex., nicotina, etanol) ou gasosos (p. ex., óxido nitroso).
Os medicamentos podem ser de: Ação local: apresentam ação diretamente sobre o local de aplicação. Ex: pomada, aplicada sobre a pele, como Neomicina + Bacitracina®, Furacin®, Bepantol®, Dermoderme®. Ação sistêmica: o medicamento precisa entrar na corrente sanguínea para atingir seu local ou sítio de ação.
A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).
A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).
CLASSIFICAÇÃO DOS MEDICAMENTOS Cuidados específicos por parte da enfermagem quanto ao nitroprussiato de sódio: Atentar para a via de administração, a dosagem e a forma de apresentação do medicamento. Manter o medicamento protegido da luz, utilizando equipo de infusão fotossensível.
Os fármacos com ação específica compreendem o mecanismo mais comum, abrangendo a maioria dos fármacos empregados. Também conhecidos como estruturalmente específicos, apresentam a ação ao se ligarem a moléculas alvo específicas.
Ação local: apresentam ação diretamente sobre o local de aplicação. Ex: pomada, aplicada sobre a pele, como Neomicina + Bacitracina®, Furacin®, Bepantol®, Dermoderme®. Ação sistêmica: o medicamento precisa entrar na corrente sanguínea para atingir seu local ou sítio de ação.
Exemplo: Mesigyna® (anticoncepcional injetável). Esta escolha depende principalmente das propriedades físico-químicas dos medicamentos e do estado geral do paciente.
O que significa a palavra vivencie?
O que significa valha no dicionário?
Palavras que rimam com afunda?
Como amadurecer tomates colhidos verdes?
O que é modo indicativo subjuntivo e imperativo?
Qual é a hidrografia da Amazônia?
Qual a retroescavadeira mais vendida?
Quem foi a pessoa que Itachi mais amou?
Qual é a diferença entre insuficiência cardíaca Sistólica e diastólica?
Quantos quilos pesa um bezerro de um ano?
Como sacar o dinheiro do Invest Fácil Bradesco?
O que quer dizer Meio do Céu e fundo do céu?
Qual a pena para o crime de adultério?