UTILIDADE: No preparo de pratos salgados ou doces. Alertamos que: Amido de milho é livre de glúten e lactose, porém é passível de cruzamento com alimentos com glúten e lactose durante o processo.
Como o próprio nome diz, o amido de milho é derivado do milho. O milho é dividido em três partes: casca, gérmen e endosperma. Para fazer o amido de milho, apenas a endosperma é utilizada, onde estão concentrados o amido e a proteína. Depois, essa parte é moída até chegar à consistência semelhante ao talco.
Receita de mingau de maizena para bebês sem leite
Essa receita deve ser usada em substituição ao consumo de leite para aquelas crianças que possuem alergia à proteína do leite de vaca (APLV) ou intolerância à lactose.
Amido de milho é a farinha feita do milho usada na culinária ou para o preparo de cremes, como espessante. Usa-se também a palavra maisena, termo do qual deriva a marca comercial Maizena, um amido de milho criado nos Estados Unidos em 1842, agora produzido pela empresa multinacional Anglo-Holandesa Unilever.
Se você tem diabetes ou está seguindo uma dieta com poucos carboidratos, pode moderar a ingestão de amido de milho. O ideal é limitar-se a uma ou duas colheres de sopa por receita, além de considerar substituir o amido de milho por ingredientes como araruta, amido de batata ou tapioca.
26 curiosidades que você vai gostar
Rico em vitaminas
Outra grande vantagem do amido de milho é que ele é rico nas vitaminas A, E e do complexo B. A primeira não só auxilia o crescimento como também é boa para a vitalidade do cabelo e da pele. Já a vitamina E é conhecida por ser um potente antioxidante.
Por ser feito a partir do endosperma do milho, o amido de milho é um alimento rico em carboidratos e bastante calórico. Além disso, é um alimento livre de colesterol, e contém pouquíssima gordura.
Por não ser considerado um alimento de alta densidade nutricional, como a maioria das farinhas, o amido de milho deve ser incluído de maneira equilibrada na dieta. O consumo excessivo pode favorecer o ganho de peso, como acontece com a maioria dos alimentos de alto valor energético.
Por que o amido de milho engrossa os molhos? O amido de milho é composto por longas cadeias de moléculas de amido que, quando aquecidas na presença de umidade, se soltam e incham. Essa ação de intumescimento, ou gelatinização, é o que faz com que o espessamento ocorra.
Como ocorre a distribuição do medicamento no organismo?
Qual o telefone para tirar dúvidas do Imposto de Renda?
Como ocorre a contração do músculo liso?
Como ocultar curtidas no Instagram 2020?
Como tirar cutícula da unha sozinha?
Como ocorre a absorção da radiação?
Como ocorre o relaxamento do músculo estriado esquelético?
Quantas pessoas podem acessar o Meet?
Como tirar dúvidas com o Procon?
São características do tecido muscular liso?
Como ter mais de uma conta de anúncios no Facebook?
Como tirar a cor de fundo do Excel?
Quais são os direitos de um paciente com câncer?
O que é colonização de bactérias?
Onde resolver direitos trabalhistas?
Como recuperar a vontade de desenhar?