O mecanismo de contração do músculo liso é uma modificação do mecanismo dos filamentos deslizantes. No início da contração, os filamentos de miosina aparecem e os de actina são puxados em direção e por entre eles. O deslizamento dos filamentos de actina aproxima os corpos densos levando ao encurtamento da célula.
O músculo liso é responsável por movimentos peristálticos que são contrações lentas e involuntárias em ondas que deslocam o alimento pelo sistema digestório.
O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. Esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos, etc.
Quando um fluxo de íons de cálcio entra no músculo, seja pelo retículo sarcoplasmático ou pelo líquido extracelular, a contração do músculo liso pode ser iniciada. Primeiro, o cálcio se ligará à calmodulina. Essa ligação vai ativar a MLCK, que vai fosforilar a cadeia leve de miosina.
A contração dos músculos lisos é geralmente involuntária, ao contrário da contração dos músculos esqueléticos, que está sob o controle da vontade.
O aumento no fluxo provoca relaxamento nas células musculares lisas e dilatação do vaso. A tendência das plaquetas em se aderir à parede vascular, que poderia ser aumentada pelo cisalhamento, também é neutralizada pela elevada formação de NO10.
O músculo liso é formado pela associação de células de formato fusiforme, isto é, mais espessas no centro e delgadas nas extremidades, com o núcleo único e central, sem a presença de estriações no seu citoplasma.
Nesse caso cabe à molécula de miosina o papel de “quebrar” (hidrolisar) o ATP, liberando a energia necessária para a ocorrência de contração. Resumidamente, a atividade de contração muscular pode ser representada por: O estímulo à contração muscular. A musculatura lisa é controlada pelos nervos do sistema nervoso autônomo.
O músculo liso é responsável por movimentos peristálticos que são contrações lentas e involuntárias em ondas que deslocam o alimento pelo sistema digestório. No indivíduo adulto, as células musculares lisas mantém a capacidade de se dividir o que permite a regeneração do músculo lesionado. Levada, Miriam M. O., Fieri, Walcir J. e Pivesso, Mara ...
O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo. Já o músculo estriado esquelético: é inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário.
Frequentemente, os axônios terminam formando dilatações no tecido conjuntivo localizado entre as fibras musculares lisas. O músculo liso é responsável por movimentos peristálticos que são contrações lentas e involuntárias em ondas que deslocam o alimento pelo sistema digestório .
Como é realizada a interação social segundo Erving Goffman?
Como sair bem em uma entrevista de telemarketing?
Como eram chamados aqueles que prepararam o caminho para os reis e os soldados?
Como fazer a pessoa que eu gosto gostar de mim?
Como os seres unicelulares se alimentam?
Como usar flores secas de lavanda?
Como os seres humanos também transformam as paisagens?
Quem é que canta a música Deus cuida de mim?
Como contabilizar a reserva legal?
Quais os componentes do sistema locomotor e suas funções?
Como funciona o pistão de um compressor?
Como saber se a carga elementar é positiva ou negativa?
Como funciona por dentro do chuveiro Lorenzetti?