A principal causa de amenorreia secundária é a gravidez e ela deve ser descartada em todas as pacientes, mesmo que elas relatem a impossibilidade de estarem grávidas.
A amenorreia secundária define-se como a ausência de período menstrual durante pelo menos seis meses ou durante o período de tempo equivalente ao total de 3 ciclos menstruais normais, na mulher em que já ocorreu a menarca.
Sim, quem tem amenorreia pode engravidar, dependendo da causa da ausência de menstruação. Em algumas situações específicas a mulher pode estar ovulando e não menstruar, como acontece na amenorreia primária causada por hímen imperfurado ou na amenorreia secundária, durante o período pós-parto.
Os sintomas associados à amenorreia são dores de cabeça intensas, acne, falta de lubrificação vaginal, alterações da voz, aumento do crescimento dos pelos pelo corpo, aumento dos seios e cólicas periódicas sem sangramento.
Tratamentos naturais podem ajudar em alguns casos de menstruação atrasada por alteração do ciclo menstrual, em mulheres sem desregulação importante de hormônios ou outras doenças, e alguns exemplos são o chá de canela e chá de agoniada.
A amenorreia é a ausência de menstruação e também um dos primeiros sinais de gravidez. As semanas de gravidez são contadas a partir do primeiro dia do último período menstrual, cerca de 14 dias antes da ovulação e fertilização. Isto é o que é conhecido como a idade gestacional ou menstrual.
As causas mais comuns de amenorreia primária são a disgenesia gonadal, as anomalias anatômicas dos órgãos genitais femininos, isto é, ausência de vagina e útero, amenorreia hipotalâmica e puberdade tardia constitucional.
Principais causas
Os sintomas associados à amenorreia são dores de cabeça intensas, acne, falta de lubrificação vaginal, alterações da voz, aumento do crescimento dos pelos pelo corpo, aumento dos seios e cólicas periódicas sem sangramento.
Como há muitas causas possíveis de amenorréia, a coisa mais importante que você pode fazer para superar o problema com a sua fertilidade é investigá-lo. Descobrir qual o seu problema é o primeiro passo para resolvê-lo.
Nem sempre a amenorreia pode ser prevenida. No entanto, mudanças de estilo de vida, como manter uma dieta equilibrada e prestar atenção na quantidade de exercícios, além de combater a ansiedade e o estresse, podem prevenir episódios de amenorreia.
Tratamento de Amenorreia O tratamento depende da causa da amenorreia. Se for uma amenorreia primária causada por defeitos congênitos, pode exigir medicamentos (hormônios), cirurgia ou ambos. Se a amenorreia é causada por um tumor no cérebro, pode ser feita quimioterapia, radioterapia ou cirurgia para retirada no tecido canceroso.
Amenorreia primária é a ausência de menstruação aos 15 anos de idade em pacientes com crescimento e características sexuais secundárias normais. Se as pacientes não tiveram períodos menstruais aos 13 anos de idade e não têm sinais de puberdade (p. ex., qualquer tipo de desenvolvimento das mamas), deve-se avaliá-las para amenorreia primária.
Como tratar candidíase com própolis?
Como a empresa tem acesso a CTPS Digital?
Como usar o pulverizador para pintura?
Para que serve o primer no rosto?
Como exportar sapatos do Brasil?
Como agir em caso de suspeita de fratura na coluna vertebral?
Como comparar nomes em duas planilhas no Excel?
Como doméstica saca FGTS e Seguro-desemprego?
Como procurar arquivo no Google?
Como resolver compra indevida no cartão de crédito?
Como posso processar o banco por danos morais?
O que é Vigilância Epidemiológica Ministério da Saúde?
Como procurar um motorista específico no Uber?
O que precisa para plantar suculentas?