Usa-se hífen com os prefixos pré, pós, pró (tônicos e acentuados com autonomia). pré-escolar, pré-nupcial, pós-graduação, pós-tônico, pós-cirúrgico, pró-reitor, pós-auricular. Se os prefixos não forem autônomos, não haverá hífen: predeterminado, pressupor, pospor, proativo, propor.
O prefixo pós deverá ser escrito com hífen sempre que for tônico e autônomo da segunda palavra. É fácil de identificar essa situação porque, nesses casos, o prefixo é escrito com acento agudo.
De acordo com novo Acordo Ortográfico, existente no Brasil desde 2009, o hífen deve ser utilizado quando o primeiro elemento da palavra é acentuado. Dessa forma, termos como pré, pós e pró vêm acompanhados de hífen e, portanto, a forma correta de se escrever pós-graduação é com hífen.
Em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, nos termos que se unem para formam um novo significado: tio-avô, porto-alegrense, luso-brasileiro, tenente-coronel, segunda-feira, conta-gotas, guarda-chuva, arco-íris, primeiro-ministro, azul-escuro.
O hífen é obrigatório quando se unem dois vocábulos gentílicos ou pátrios: indo-europeu, luso-brasileiro, sino-americano, euro-asiático, etc. 4 – Na união de prefixos e falsos prefixos. ... Já o falso prefixo é um radical, grego ou latino, que se coloca no início da palavra , dando significação.
Grau académico de especialização, conferido a quem já possui uma graduação anterior. Plural: pós-graduações.
O que caracteriza aglomeração urbana?
Qual é a maior emissora de TV do mundo?
Quais os riscos Ergonomicos na enfermagem?
O que acontece quando se tem excesso de insulina no organismo?
Quanto de açúcar colocar no cimento?
Quanto é que um psicólogo ganha em Portugal?
Como deve ser paga a insalubridade?
Onde ficam as senhas salvas no Firefox?
Para que tipo de verme serve Anita?
O que é psicologia cognitiva e qual sua história?
Porque é que a borracha apaga o lápis?
Quanto tempo leva para produzir um pé de café?
O que é ausência de tipicidade material?