Usa-se hífen com os prefixos pré, pós, pró (tônicos e acentuados com autonomia). pré-escolar, pré-nupcial, pós-graduação, pós-tônico, pós-cirúrgico, pró-reitor, pós-auricular. Se os prefixos não forem autônomos, não haverá hífen: predeterminado, pressupor, pospor, proativo, propor.
O prefixo pós deverá ser escrito com hífen sempre que for tônico e autônomo da segunda palavra. É fácil de identificar essa situação porque, nesses casos, o prefixo é escrito com acento agudo.
De acordo com novo Acordo Ortográfico, existente no Brasil desde 2009, o hífen deve ser utilizado quando o primeiro elemento da palavra é acentuado. Dessa forma, termos como pré, pós e pró vêm acompanhados de hífen e, portanto, a forma correta de se escrever pós-graduação é com hífen.
Em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, nos termos que se unem para formam um novo significado: tio-avô, porto-alegrense, luso-brasileiro, tenente-coronel, segunda-feira, conta-gotas, guarda-chuva, arco-íris, primeiro-ministro, azul-escuro.
O hífen é obrigatório quando se unem dois vocábulos gentílicos ou pátrios: indo-europeu, luso-brasileiro, sino-americano, euro-asiático, etc. 4 – Na união de prefixos e falsos prefixos. ... Já o falso prefixo é um radical, grego ou latino, que se coloca no início da palavra , dando significação.
Grau académico de especialização, conferido a quem já possui uma graduação anterior. Plural: pós-graduações.
Quem mora junto tem direito aos bens?
Qual o tamanho de uma caixa padrão?
Que tipo de cinto está na moda?
Quem responde pelo menor infrator?
Quais os principais elementos da ação ética?
Como compartilhar vídeo no feed do Instagram?
Quantos homens os 300 espartanos mataram?
Quantas calorias perde em 20 min de Hiit?
Qual a diferença entre os livros Torá e Talmud?
Para que serve o pancake na maquiagem?
Qual a função do engenheiro de segurança do trabalho dentro do SESMT?
Quais as características do parto normal?
Qual é o estado brasileiro mais poluído?
O que fazer quando uma empresa exceder o limite de faturamento do Simples Nacional?