Dependendo da dose, tipo de radiação, e ponto observado, os efeitos biológicos podem variar amplamente. Alguns ocorrem com relativa rapidez enquanto outros podem levar anos para se tornar evidentes. Os efeitos biológicos da radiação podem ser divididos em duas categorias gerais, estocásticos e deterministas.
Os efeitos biológicos podem ocorrer após exposição do corpo inteiro ou de partes do corpo a doses de radiação não necessariamente muito altas. Por isso, o cuidado que se deve ter mesmo com níveis baixos de radiação, como no caso do radiodiagnóstico. Esses efeitos podem ser divididos em efeitos somáticos e hereditários.
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células.
Efeitos determinísticos são efeitos limiares à saúde, diretamente relacionados à dose de radiação absorvida e a gravidade do efeito aumenta à medida que a dose aumenta. Os efeitos estocásticos ocorrem por acaso, geralmente sem um nível limite de dose.
Os efeitos da radiação são classificados como agudos ou crônicos. Os crônicos se manifestam ao longo de anos após uma exposição não direta mas significativa de radiação. Já os agudos são imediatos.
34 curiosidades que você vai gostar
Quais são os efeitos imediatos da exposição à radioatividade? Exposição a níveis moderados de radiação - acima de um gray (a medida padrão da dose absorvida pelo corpo) - podem resultar em náusea e vômitos, seguidos de diarreia, dores de cabeça e febre.
As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.
efeitos estocásticos causam dano celular, efeito determinístico causa a morte celular. efeitos hereditários são determinísticos. efeitos estocásticos apresentam limiar de dose, já os determinísticos não apresentam esse limiar. leucopenia, náuseas, hemorragia são exemplos de efeitos estocásticos.
Modelos determinísticos X Estocásticos:
Determinísticos: taxas são constantes. População cresce em um ambiente constante. Estocásticos: taxas são médias e possuem variância. Ambiente pode ser variável.
Como funcionam as caixas de som sem fio?
Como funciona as nossas cordas vocais?
Quando vai ser o PAS UnB 2020?
Em que época os primeiros habitantes viviam em Santa Catarina?
Quanto tempo dura o PMMA nos glúteos?
Quem opta por PDV tem direito ao FGTS?
Qual a origem do coelho e do ovo da Páscoa?
Quem deu origem ao rock brasileiro?
Quais os itens a ser feito no PMOC?
Como surgiu os nomes do calendário?
Como funciona a inspiração D&D?