A importância da data de validade é vista pelo fato de ser uma informação obrigatória na embalagem de todos os alimentos. Em síntese, pode informar ao consumidor a data máxima que o fabricante garante a conservação das características de qualidade do produto.
Confiança do consumidor: a data de validade é imprescindível para que os fabricantes tenham maior transparência e credibilidade. Além disso, a indicação do prazo de validade no rótulo de um produto permite que os consumidores planejem melhor o consumo do alimento a fim de evitar perdas.
O prazo de validade é o que determina se um alimento deve ou não ser consumido. Ele é responsável também por definir o tempo de vida útil de outros produtos não alimentícios como os cosméticos, por exemplo. ... O estudo sobre a validade de um produto é imprescindível na formação de novos produtos.
Para determinar a data de validade de um produto são realizadas análises em laboratórios, onde as características sensoriais, físicas e microbiológicas são examinadas. Os testes são realizados em condições controladas de temperatura e umidade.
A data de validade sempre vem separada por pontos ou barras, indicando corretamente dia, mês e ano e logo abaixo o lote do produto. Já as embalagens de leite, por serem produtos com vencimento mais curto, apresentam sempre a data de fabricação, validade e lote.
29 curiosidades que você vai gostar
A data de validade vem impressa nas embalagens junto com outras informações, sendo comuns a data de fabricação e o lote. Para alguns produtos, há alguns fatores que influenciam a vida útil, como o manuseio e a forma de conservação – exposição ao sol, refrigeração, temperatura adequada, consumo após aberto etc.
Quem faz a regulamentação dos produtos? No Brasil, o órgão responsável por fiscalizar a data de vencimento dos alimentos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A determinação da entidade é de que os alimentos perecíveis tenham o prazo de validade estampado nas embalagens.
Data de validade é obrigatória para todos os alimentos?Frutas e hortaliças frescas, cortadas ou tratadas de forma análoga;Vinhos;Bebidas alcoólicas que contenham 10% ou mais de álcool;Produtos de panificação e confeitaria que, pela sua natureza, sejam em geral consumidos dentro de 24h;Vinagre;Açúcar sólido;
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, caso seja encontrado produto com prazo de validade vencida, deve-se pedir a substituição desses itens por outros similares. Se o fornecedor não tiver de tais produtos, deverá restituir a quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.
Quais são as normas gerais de medição?
Quais as vantagens e as desvantagens da conservação por refrigeração?
O que é contrato de adesão Cite um exemplo?
É proibido plastificar a carteira de identidade?
Qual dosagem de vitamina D nutricionista pode prescrever?
Quanto ganha um chefe de depósito no Assai?
Como faço para deserdar um filho?
Quem foi a primeira pessoa Não-branca a se apresentar no Teatro Municipal de São Paulo?
Como os músculos esqueléticos são classificados?
Quantos radares têm na Castelo Branco?
O que dar para um filhote de gato desnutrido?