A psicologia cognitiva surgiu formalmente entre 1950 e 1970, na tentativa de investigar os processos mentais subjacentes ao comportamento humano (Anderson, 2004). A Segunda Guerra Mundial, o computador e a lingüística foram as três principais influências para o desenvolvimento posterior desse campo de pesquisa.
A psicologia cognitiva é a vertente da psicologia que salienta a importância das cognições como reguladoras do comportamento humano. As cognições são todas as formas de conhecimento, ou seja, englobam o pensamento, o raciocínio, a compreensão, a imaginação e, por exemplo, o julgamento.
O termo começou a ser usado com a publicação do livro Cognitive Psychology de Ulrich Neisser em 1967. No entanto a abordagem cognitiva foi divulgada por Donald Broadbent no seu livro Perception and Communication em 1958.
A terapia cognitivo-comportamental, ou TCC, é uma modalidade de psicoterapia clínica desenvolvida pelo médico psiquiatra e professor Aaron Beck, nos Estados Unidos, na década de 1960. ... Essas observações práticas levaram Beck a ver esse transtorno de “humor” como primeiramente um transtorno de pensamento.
A psicologia cognitiva abrange como principais objetos de estudo a percepção, o pensamento e a memória, procurando explicar como o ser humano percebe o mundo e como utiliza-se do conhecimento para desenvolver diversas funções cognitivas como: falar, raciocinar, resolver situações-problema, memorizar, entre outras.
38 curiosidades que você vai gostar
Na Psicologia, o que se estuda é a relação do homem com o mundo por meio de sua cognição. A Psicologia Cognitiva tem o objetivo de, nos mais diversos cenários de atuação, entender a relação entre o que as pessoas pensam, o que sentem e como se comportam.
Neisser definiu Psicologia Cognitiva como a psicologia que se refere a todos os processos pelos quais um input (entrada) sensorial é transformado, reduzido, elaborado, armazenado, recuperado e usado. Neste livro, ele traz a noção de códigos cognitivos utilizados para possibilitar os processos mentais.
Origem e desenvolvimento das terapias comportamentais
Segundo Franks (1996), a primeira referência ao termo "terapia comportamental" foi feita por Lindsley, Skinner e Solomon3, em 1953, quando se referiram a procedimentos que envolviam condicionamento operante junto a pacientes psicóticos hospitalizados.
O que é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)?
A Terapia Cognitiva foi fundada no início dos anos 60 por Aaron Beck, Neurologista e Psiquiatra norte-americano. Beck propôs, inicialmente, um “modelo cognitivo da depressão” e que posteriormente evoluiu para a compreensão e tratamento de outros transtornos.
Como bombar Instagram fitness?
O que é gargalos nas empresas?
Porque Preto Velho fuma charuto?
Que tem de fazer para que eu me aposentar por fibromialgia?
O quê Piaget fala sobre a afetividade?
Como era a economia do Brasil no século 19?
O que é bom para cortar alergia?
Como atualizar um campo no MySQL?
Quantos km dura um pneu Pirelli P7?
Quais são os principais problemas sociais ambientais identificados nos biomas da sua região?
O que se deve fazer para evitar uma aquaplanagem?
O que tomar depois do ciclo de Stanozolol?
Qual a diferença de pasta e patê?
Quais são todos os Kwamis de Miraculous?
Como é feito a cirurgia para levantar a sobrancelha?