O elemento químico que possui maior raio atômico é o Césio (Cs).
Podemos notar também que essa propriedade segue um padrão de variação relacionado com o do raio atômico, pois depende da distância que os elétrons estão do núcleo, ou seja, quanto maior o raio atômico, menor a energia de ionização e vice-versa.
O raio atômico (r) é a metade da distância (d) entre dois núcleos de átomos vizinhos. Neste caso, considera-se o átomo como uma esfera. Então, de modo mais completo, podemos definir que o raio atômico (r) de um elemento é a metade da distância (d) internuclear mínima na qual dois átomos desse elemento podem estar, sem estarem ligados quimicamente.
Note que quando a referência não é um átomo, mas um íon, o raio encontrado é o raio iônico. Na tabela periódica o crescimento do raio atômico pode ser observado na figura a seguir: Sendo assim, na vertical (famílias ou grupos) o raio atômico aumenta de cima para baixo.
Na tabela periódica o crescimento do raio atômico pode ser observado na figura a seguir: Sendo assim, na vertical (famílias ou grupos) o raio atômico aumenta de cima para baixo. Já na horizontal (períodos), eles aumentam da direita para esquerda. Veja a variação inversa em Afinidade Eletrônica e Eletronegatividade.
O iodo apresenta raio atômico menor do que o cloro. O nitrogênio apresenta raio atômico maior do que o flúor. Analise a alternativa correta.
Onde se aplica o desenvolvimento sustentável?
Onde se encontra o Renavam do veículo?
O que é preciso para amar alguém?
Como responder em francês Bonjour?
Quanto às formas de relevo como se apresenta o continente americano?
Como hidratar as pontas ressecadas do cabelo?
Como se apresentar para os liderados?
Como é feita as unhas postiças?
¿Cómo aprender a nadar de esta manera?
Como fazer reconvenção na Justiça do Trabalho?
Como trabalhar o dia 7 de Setembro na Educação Infantil?
Porque meus cachos ficam grudados?