Quando falamos em desenvolvimento sustentável logo pensamos na preservação do meio ambiente. ... O desenvolvimento sustentável no âmbito organizacional demanda que as empresas tenham uma visão que incorpore elementos ambientais e sociais nas suas estratégias de gestão. Além disso, a inovação é um outro fator fundamental.
Entre elas estão a busca por parcerias com cooperativas de reciclagem locais para que recolham os resíduos separados e a criação de campanhas de redução do uso de descartáveis (como os famigerados copinhos plásticos). Essas são ações que muito contribuem para tornar sua empresa sustentável, de fato.
Desenvolvimento sustentável é o uso racional dos recursos naturais em prol do bem-estar social, garantindo o crescimento econômico necessário para suprir as nossas demandas e as necessidades das futuras gerações. ... Com essa ameaça, buscam-se alternativas para que o desenvolvimento sócio- econômico seja sustentável.
Agir de forma sustentável é a responsabilidade que cada um de nós tem para a preservação do meio ambiente e do planeta. Adota o consumo responsável no seu dia a dia e se envolva mais com ações de proteção ambiental.
Embora as empresas divulguem ações de desenvolvimento sustentável, manter a prática é um desafio diário. Isso porque o crescimento econômico sofre oscilações constantes e o processo de mudança é também cultural e filosófico, se levarmos em consideração os hábitos e costumes da sociedade e das instituições.
Esse conceito de desenvolvimento sustentável, embora questionado por muitos especialistas da área ambiental, foi elaborado durante os debates da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Assembleia Geral da ONU no ano de 1983.
Qual a importância do desenvolvimento sustentável para uma empresa? A inovação tecnológica, seguida da transformação digital, elevou à potência máxima o padrão de consumo da sociedade. Isso ocasionou um retrocesso quando se percebeu os riscos de degradação ainda no presente que inibem o desenvolvimento saudável do futuro.
Em 2015, foram definidos os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Eles deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional até 2030. O Brasil participou das negociações para a definição dos objetivos do desenvolvimento sustentável.