Os açúcares presentes nos ácidos nucléicos possuem, assim como o fosfato, função estrutural. Ligam-se ao fosfato para formar a cadeia de nucleotídeos. Além de se ligar à molécula de fosfato, a pentose se liga, também, com a base nitrogenada. São duas pentoses diferentes que constituem os ácidos nucléicos.
A estrutura do DNA, como representada no modelo de Watson e Crick, é uma hélice de dupla fita, antiparalela, para a direita. ... No modelo abaixo, os átomos laranja e vermelho marcam os fosfatos dos esqueletos de açúcar-fosfato, enquanto os átomos azuis no interior da hélice pertencem às bases nitrogenadas.
O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos (fita), que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster (grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos). ... As duas cadeias de polinucleotídios do DNA formam uma dupla-hélice.
O DNA se constitui de nucleotídeos. Esses nucleotídeos são polímeros constituídos de uma molécula de açúcar com cinco carbonos (pentose), um fosfato (mais especificamente, ácido fosfórico) e uma base nitrogenada.
A estrutura tridimensional da molécula de DNA - a dupla hélice - foi descoberta em 1953, por Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, quando trabalhavam em Cambridge, no Reino Unido.
A ligação ocorre entre o fosfato de um nucleotídeo e a pentose do nucleotídeo seguinte. Detalhadamente, a ligação se dá através da hidroxila (OH) presente no carbono 5 do grupo fosfato com a hidroxila do carbono 3 da pentose do outro nucleotídeo. Dizemos que esta é uma ligação fosfodiéster.
Algumas de suas pistas mais cruciais sobre a estrutura do DNA vieram de Rosalind Franklin, uma química que trabalhava no laboratório do físico Maurice Wilkins. Franklin era uma especialista em uma técnica poderosa para determinar a estrutura das moléculas, conhecida como cristalografia de raios-x.
Outra informação chave relacionada à estrutura de DNA veio do bioquímico austríaco Erwin Chagaff. Chargaff analisou o DNA de diferentes espécies, determinando sua composição de bases A, T, C e G. Ele fez várias observações fundamentais: A, T, C e G não eram encontradas em quantidades iguais (como alguns modelos da época diziam)
O DNA é uma molécula que transmite informações genéticas codificadas de uma espécie para os seus sucessores. Ele determina todas as características de um indivíduo e sua composição não muda de uma região do corpo para outra, nem com a idade ou ambiente.
É a SEQUÊNCIA DAS BASES que carrega as informações. O açúcar presente na estrutura do DNA tem 5 carbonos e chamamos de Desoxirribose. A estrutura deste açúcar se assemelha muito ao açúcar presente no RNA, mas a Desoxirribose possui um oxigênio a menos, como você pode observar na ilustração a seguir:
Como fazer a prova do CIEE 2021?
Quem tem câncer pode ir ao dentista?
O que é ciência e como se constrói o conhecimento científico?
Quanto pesa cada peça de roupa?
Como nosso corpo se adapta a altitude?
Quantos amperes tem uma lâmpada de 9w?
Quais os impactos negativos do aumento populacional nas cidades e no campo explique?
Quais são os benefícios da Eurofarma?
Como o corpo se relaciona com arte?
Quem tem direito ao Bolsa Social?
Quantos tons de pele diferentes existem?
Como o cortisol age no estresse?
Como saber quanto de dilatação?
Como se formam os cravos da pele?
Como saber quanto tenho de créditos Claro?
Quantos versos formam o poema identidade e quantas estrofes?