A poesia é formada por 25 versos e duas estrofes.
Cada uma das linhas de um poema é chamada de verso. Assim, Os versos são classificados de acordo com o número de sílabas poéticas que eles contêm. Versos, estrofes e rimas são elementos comumente encontrados em textos líricos. Os versos receberão nomes específicos dependendo da quantidade de sílabas poéticas que possuírem.
Na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos. O refrão ou estribilho são os versos que se repetem no final das estrofes. As rimas são efeitos produzidos pelas poesias por meio da aproximação sonora entre as palavras ou expressões. Verso e Tipos de Versos
A maioria das publicações prefere espaços simples entre os versos do poema, ou seja, não se deve deixar uma linha em branco entre eles. Entretanto, é necessário deixar uma linha em branco entre as estrofes, a fim de que fique claro onde uma termina e a próxima começa.
Existem alguns tipos de versos mais famosos: Redondilha menor (5 sílabas poéticas) As redondilhas, também chamadas de “medida velha”, eram muito utilizadas nas cantigas do trovadorismo, sendo também utilizadas em versos até hoje. Veja um exemplo de trova de Camões com cinco sílabas poéticas:
Como funciona o perdão de pena?
Como se inclui o conceito de saúde ambiental dentro do conceito de saúde segundo da OMS?
Como funciona o pedágio para aposentadoria por idade?
O que é uma pernoite em um hotel?
Como será cobrado a pausa habitacional?
Como funciona o crédito com garantia de imóvel?
Como funciona compressor isento de óleo?
Como funciona o pagamento de precatórios federais?
Como funciona gerador de energia residencial?
Qual o melhor remédio anticonvulsivo?
Quais são os tipos de teatro musical?
Qual é a função do DIAC no dimmer?
O que têm em um clube de lazer?
Como funciona um alternador de automóvel?
Quantos aspersor gasta em um hectare?
Qual a diferença entre o direito de Genebra é o de Haia e a quem eles se destinam?