Os sofistas correspondem aos filósofos que pertenceram à “Escola Sofística” (IV e V a.C). Composta por um grupo de sábios e eruditos itinerantes, eles dominavam técnicas de retórica e discurso, e estavam interessados em divulgar seus conhecimentos em troca do pagamento de taxa pelos estudantes ou aprendizes.
A definição de alma para os sofistas é de uma natureza passiva e podia ser modelada pelo conhecimento que vem do exterior. Isso é muito importante para a prática que eles exerciam, pois, se as pessoas possuem almas passivas, elas podem ser convencidas de qualquer discurso proferido de forma encantadora.
Afirmavam não haver uma verdade absoluta, diziam que o que existia eram opiniões. Protágoras “o homem é a medida de todas as coisas”, significa que, para ele cada homem seria a medida de sua própria verdade. Eram considerados como portadores de polimatia, ou seja, se posicionavam sobre qualquer assunto.
Protágoras de Abdera foi um dos grandes filósofos sofistas na Grécia Antiga. É conhecido por sua célebre frase “O homem é a medida de todas as coisas”. Essa frase representa seu pensamento sobre a subjetividade e particularidade de cada indivíduo. Ou seja, para ele, tudo é relativo e não existe uma verdade absoluta.
O mais famoso foi o das três teses: 1) nada existe; 2) se algo existisse, não poderia ser pensado e 3) se algo existisse e pudesse ser pensado, não poderia ser explicado.
Sofistas eram um grupo conhecidos como sábios, que detinham habilidades em determinada atividade e a passavam em forma de ensinamento. Durante os períodos que se estenderam na Grécia Antiga e no Império Romano, um grupo de sábios ficaram conhecidos por cobrar taxas em troca de ensinamentos.
Por conta da cobrança pelo ensino, os sofistas sofreram críticas de vários filósofos, dentre eles Aristóteles e Platão. Entretanto, havia uma contradição em relação à crítica e ao significado do termo sofista. Isso porque, o nome vem do grego “ sophistēs “, em que “ sophia ” significa sabedoria e “ sophos ” representa sábio.
Vemos nos diálogos platônicos, por meio de Sócrates, que os sofistas propõem apenas verdades relativas. Na ausência de uma verdade absoluta, torna-se mais fácil praticar a erística, a saber, a tentativa de alcançar sucesso em qualquer debate.
Os pensadores sofistas são considerados, ainda hoje, por muitos estudiosos, como profissionais que tinham na sabedoria a intenção de enriquecimento e ganhos apenas, diferente das práticas de outras escolas filosóficas, que emprenharam-se a transmitir conhecimento.
Como se responde a Have a Nice Day?
O que fazer quando a glicose está baixa?
Como saber se uma fração é maior ou menor que a outra?
Quais são as teorias do conflito?
Como ver quantas horas de jogo no celular?
Como usar a chave de segurança do cartão Bradesco?
Como fazer a privada parar de vazar?
Como ver quantas fotos tem no celular?
Como preparar a pele para peeling de diamante?
Como responder um elogio inglês?
Quando se sabe que a paixão virou amor?
Como usar a caneta de insulina NPH do SUS?
Como se tira o mmc de uma equação?
Como saber quanto tempo eu tenho de LoL?
Como usar cebola no furúnculo?
Como responder a perguntas em inglês com Would?