A fluência é o acréscimo contínuo das deformações que ocorre mesmo para uma tensão constante. A retração é a redução de volume do material na ausência de uma carga externa. Tanto a fluência, quanto a retração, diminuem com a redução do fator água-cimento e do consumo de cimento.
A fluência é um fenômeno que ocorre devido à movimentação de água no interior do concreto e é afetada por vários fatores que agem simultaneamente. Dentre estes fatores estão às condições do ambiente (umidade relativa do ar e temperatura) ao qual o elemento, ou corpo de prova, está submetido.
Para ao menos tentar minimizar esse transtorno, recomenda-se realizar um bom trabalho de cura (controle da evaporação) do concreto, evitar a adição excessiva de água durante o processo de mistura, evitar a concretagem em horários com temperatura elevada, utilizar substâncias inibidoras da evaporação e armações para ...
A deterioração mecânica pode ser por cavitação, erosão, abrasão ou impacto; a física compreende a ação gelo-degelo, os efeitos de altas temperaturas e as diferenças de coeficiente de dilatação térmica agregado/pasta; as causas químicas incluem as reações álcali-agregado e o ataque por íons agressivos (cloretos, ...
A cura do concreto é a técnica que visa à hidratação do concreto com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada. E, como consequência, o surgimento de fissuras e trincas.
17 curiosidades que você vai gostar
Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.
Os principais fenômenos químicos que ocorrem em estruturas de Concreto Armado são reações, ataques de sulfatos e cloretos, carbonatação, corrosão e lixiviação. Os sulfatos deterioram o concreto devido às suas ações expansivas. Podem ser encontrados no solo, na água do mar e no concreto.
As principais características manifestações patológicas são as manchas, formação de bolor ou mofo e aparecimento de fissuras e trincas. A deterioração das estruturas de concreto pode ser decorrente de falhas humanas durante a construção, agentes externos e fatores relacionados aos materiais empregados nas estruturas.
São doenças que acometem as matérias-primas da estrutura das construções. Da mesma forma como ocorre conosco, as patologias podem se manifestar por uma série de razões. Do armazenamento inadequado e falta de atenção, até questões que envolvem o não cumprimento de leis e normas. As consequências são diversas.
Qual o nome da doença que faz cair os dentes?
Qual o conceito de permanente?
O que é recurso em um processo seletivo?
Como age o óleo mineral no intestino?
Qual é a diferença entre teoria e prática?
Como funciona o futebol brasileiro?
O que caracteriza o trabalho intermitente?
Quais os lagos mais profundos do mundo?
Quem foi que inventou as notas musicais?
Porque o símbolo da Enfermagem é uma cobra?
O que é amortização de parcelas?
O que fazer no primeiro dia em Gramado?
O que é venda com alienação fiduciária?
O que é leite e seus derivados?
Qual é a cor do mês de agosto?