Como detectar anemia Megaloblastica?

Pergunta de Afonso Pereira de Marques em 27-05-2022
(72 votos)

Sintomas da anemia megaloblásticaCansaço excessivo;Fraqueza;Dor muscular;Queda de cabelo;Perda de apetite com perda de peso;Alterações do trânsito intestinal, com diarreia ou prisão de ventre;Dor abdominal ou náuseas;Formigamento nas mãos ou pés;

Qual exame detecta anemia megaloblástica?

Diagnóstico. Para fazer o diagnóstico da anemia megaloblástica, a médica ou médico pode solicitar um hemograma, para analisar se houve diminuição do número de hemácias e de hemoglobina, aumento do tamanho das hemácias, entre outros indicadores técnicos da condição.


O que caracteriza a anemia megaloblástica?

Apesar do nome, a anemia megaloblástica afeta todas as linhagens sanguíneas. A característica morfológica mais marcante é a dissociação núcleo-citoplasma (núcleo desproporcionalmente imaturo em relação ao citoplasma), e a principal causa da condição é a deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico.

Qual a principal causa da anemia megaloblástica?

As causas mais comuns da anemia macrocítica megaloblástica são deficiência ou utilização defeituosa de vitamina B12 ou folato. Fazer hemograma completo, contagem de hemácias, contagem de reticulócitos e esfregaço de sangue periférico.

Qual exame de sangue detecta a anemia?

A anemia é detectada através do exame de sangue. O médico observa o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. O profissional irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.

Anemia Megaloblástica


26 curiosidades que você vai gostar

Quando é considerado anemia?

Diagnóstico de Anemia

Um indivíduo está com anemia quando: Mulheres: menor que 12g/dl. Homens: menor que 13g/d. Crianças de 6 a 60 meses: abaixo de 11,0 g/dl.

Qual a taxa de hemoglobina é considerado anemia?

Nos homens, define-se a anemia como hemoglobina < 14 g/dL (140 g/L), hematócritos < 42% (<0,42) ou eritrócitos < 4,5 milhões/mcL (<4,5 × 10 12/L). Nas mulheres, considera-se hemoglobina < 12 g/dL (120 g/L), hematócrito < 37% (< 0,37) ou eritrócitos < 4 milhões/mcL (< 4 × 10 12/L) como anemia.

Quais as complicações da anemia megaloblástica?

As complicações associadas à anemia megaloblástica podem incluir o desenvolvimento de doenças da vesícula biliar, pólipos gástricos e câncer de estômago. Indivíduos com anemia megaloblástica têm um risco aumentado de desenvolver problemas neurológicos se a deficiência for deixada sem tratamento.

Quais são os tipos de anemia megaloblástica?

Assim, a anemia megaloblástica pode ser classificada em dois tipos principais: Anemia perniciosa, que acontece em pessoas que consomem quantidades adequadas de vitamina B12, mas que não possuem uma proteína, chamada fator intrínseco, que se liga à essa vitamina para que possa ser absorvida no organismo.



Outras questões

O que é o Prêmio Graça Aranha?

Pode congelar funghi depois de ter hidratado?

O que aconteceu com os funcionários da Vale do Rio Doce?

Como guardar imagens no macbook?

Onde foi a segunda invasão francesa?

Pode guardar tinta de cabelo depois de misturada?

Como faço para gravar minhas próprias músicas?

Como ligar para número fixo pelo celular?

Como habilitar o app da caixa?

Como ativar o eSIM?

Como funciona nossas lembranças?

Como armazenar de maneira segura um arquivo digital?

Como fazer transferência de dinheiro pela internet caixa?

Quais são as etapas de construção da Caixa?

Como funcionam as hélices de um helicóptero?

Como habilitar o Google Finance no Excel?

O que são botoeiras Pulsadoras?

Como fazer ligação de Claro para Oi?

Como habilitar o ARCore?

O que é preciso para ser um jornalista esportivo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com