Historiadores mais tradicionais como Câmara Cascudo, Vicente Lemos, Rocha Pombo e Tavares de Lira afirmam que o fundador de Natal foi Jerônimo de Albuquerque, um administrador português que aqui chegou pela Capitania de Pernambuco.
O primeiro Natal
Foi só no século 4 que o papa Júlio 1º estabeleceu o dia 25 de dezembro como o dia de Natal. Era uma tentativa de cristianizar as celebrações pagãs que já eram realizadas nessa época do ano.
Os primeiros indícios da comemoração de uma festa cristã litúrgica do nascimento de Jesus em 25 de dezembro é a partir do Cronógrafo de 354. Essa comemoração começou em Roma, enquanto no cristianismo oriental o nascimento de Jesus já era celebrado em conexão com a Epifania, em 6 de janeiro.
De toda forma, o Natal, na ótica do significado religioso, comemora o nascimento de Jesus Cristo. ... As origens do Natal, no entanto, segundo a teoria mais aceita entre os historiadores, fazem menção a comemorações de origem pagã que estavam relacionadas com o solstício de inverno.
No livro Religions of Rome, os historiadores Mary Beard e John North lembram que o período dedicado a celebrar o solstício era todo devotado a um deus — Mitra —, durava uma semana e era permeado por celebrações entre as famílias, com trocas de presentes e comilanças típicas.
37 curiosidades que você vai gostar
O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.
Uma dessas datas era o 25 de dezembro, dedicado ao deus Mitra, uma divindade solar. O culto oficial a Mitra foi instituído pelo imperador Aureliano em 273 d.C. O dia 25 de dezembro, a partir de então, ficou conhecido como o dia do Natalis Solis Invicti (O Nascimento do Sol Invencível).
A estrela que vai no topo do pinheiro é um objeto que possui significado para os cristãos. Ela representa a estrela de Belém, que segundo a tradição teria sido o que revelou aos três reis magos que Jesus havia nascido e os levou à Belém.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.
O primeiro presépio aparece numa lenda: na noite de 24 de dezembro de 1223, São Francisco de Assis organiza um presépio vivo numa gruta da cidade italiana de Greccio, e a figura do menino acaba se transformando no verdadeiro Jesus.
Não existe certeza do momento exato em que o dia 25 de dezembro tornou-se o dia do nascimento de Jesus. Acredita-se que a celebração foi consolidada como data do nascimento de Cristo entre os séculos III e IV, e que foi uma reação da Igreja Católica contra festividades pagãs que aconteciam naquela época.
O Natal é celebrado no dia 25 de dezembro, a data é uma comemoração cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo. Esperança e tempo de renovação fazem parte do espírito natalino. O Natal traz, não só para os cristãos, mas para muita gente, um desejo de fechamento e início de ciclos.
25 de dezembro - Natal celebra nascimento de Jesus. O Natal é sempre uma data feliz e muito especial. Nesse dia se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Para os cristãos, Jesus veio ao mundo para salvar os homens de seus pecados.
A Saturnália era um festival realizado pelos romanos antigos para celebrar o que chamavam de "renascimento" do ano, para marcar o solstício de inverno no calendário juliano (prevalente no império romano e na Europa durante séculos) que, curiosamente, era celebrado em 25 de dezembro.
Cristão: O significado simbólico da árvore de Natal é talvez melhor associado ao nascimento e ressurreição de Cristo. Existem muitas teorias sobre como exatamente a árvore adquiriu essa conexão com o cristianismo. Uma dessas teorias é de São Bonifácio, um missionário cristão do século VIII.
O dia 25 de dezembro marca a celebração do Natal na maior parte do planeta. A data é celebrada em praticamente toda a Europa, a América e a Oceania. Com o colonialismo, a festividade também se tornou uma tradição na África e em partes da Ásia.
Não, a Bíblia não menciona nada a respeito da data em que Cristo nasceu e nem sugere pistas de quando isso pode ter acontecido. Toda a polêmica sobre essa data existe exatamente pelo fato da Bíblia não mencionar nada dela.
O encerramento do período de Natal se dá com a Festa da Epifania, que acontece durante o dia 6 de janeiro, no mencionado Dia de Reis. O período anterior ao 25 de dezembro e aos 12 dias de Natal é o período do “Advento”, isto é, o período da espera do nascimento de Jesus.
O mundo inteiro comemora o Natal, sendo que todos possuem maneiras próprias de comemorar. ... O Natal na Itália é cheio de conhecimento ligado ao significado religioso. Quando acaba a ceia, as pessoas esperam a meia-noite jogando cartas, até o momento em que poderão abrir os presentes e ir à Missa da Meia-Noite.
O 25 de dezembro data uma comemoração extremamente importante no Ocidente: o Natal. Nessa festividade é celebrado o nascimento de Jesus Cristo, entendido dentro do cristianismo como o filho de Deus.
Natal é momento de perdão, de esquecer as tristezas e as amarguras, e é época de fortalecer o coração na fé. Natal é tempo de família, muitos risos e alegrias. É época de fraternidade e união, e tentar que assim seja o ano todo.
Um dos símbolos do natal mais famosos é o Papai Noel, que alegra a criançada com a entrega de presentes, mas a árvore de Natal, o peru e a ceia também são outros símbolos do natal que carregam significados importantes e serão explicados no decorrer do texto.
Mas a igreja cristã ortodoxa não comemora no dia 25, apenas depois do Ano Novo. Os cristãos ortodoxos seguem um calendário diferente do gregoriano normalmente usado nos países ocidentais.
...
Quais países celebram o Natal em 7 de janeiro?Rússia.Ucrânia.Israel.Egito.Bulgária.Sérvia.Bielorrússia.Montenegro.
O Natal em Portugal define-se pela tradição, pelas árvores de natal, pelos presentes, mas acima de tudo pela família, que tem lugar de destaque nesta altura do ano. Apesar de estarmos em tempos de pandemia, algumas atrações estarão disponíveis.
No natal em Santiago as pessoas geralmente comem e bebem comidas típicas do país. Entre as principais bebidas estão a cola de mono, em que vai aguardente, café, canela e leite, e o ponche a la romana, que é feita com champanhe, vinho branco e sorvete de abacaxi.
Como conseguir parcerias com marcas grandes?
Como ler livro no tablet Samsung?
Como ser perito judicial engenheiro agrônomo?
Como trabalhar como professora na Alemanha?
É possível duas pessoas se encontrarem no sonho?
Qual a diferença entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica brasileira?
Como ser o melhor jogador de cacheta?
Por que iniciou e terminou o Consulado?
Como Linus Pauling montou o diagrama?
Quando surgiu o direito à educação?
Como surgiu o conceito da democracia?
Qual é o endereço do Papai Noel?
Em que período surgiu o arado?
Como surgiu o costume de utilizar os bonecos mamulengos como tipo de manifestação?
Como ler o Romanceiro da Inconfidência?
Por que o cristianismo se tornou um problema para o Império Romano?