A unificação alemã foi responsável por alterar a balança de poder na Europa no final do século XIX. O sucesso desse projeto liderado por Otto von Bismarck colocou a Alemanha como potência e fortaleceu as ambições imperialistas dos alemães que se lançaram no objetivo de obter colônias na África.
A unificação alemã foi o processo de unificação territorial que levou ao surgimento da Alemanha como Estado-nação, durante a segunda metade do século XIX. Esse processo foi conduzido pelo Reino da Prússia que, nessa época, era liderado pelo rei Guilherme I e pelo primeiro-ministro Otto von Bismarck.
Com a guerra contra a França vencida, o rei Guilherme 1º da Prússia foi proclamado imperador alemão em Paris em 18 de janeiro de 1871. Bismarck convencera os principados e reinos alemães a se unificarem num só Estado. Na Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes, em Paris.
Bismarck unificou os estados alemães e construiu os alicerces do Segundo Império Alemão que durou de 1871 a 1918. Ficou conhecido como "Chanceler de Ferro" devido sua política implacável contra seus adversários.
Em 1890, o seu poder começou a declinar em virtude de crescentes divergências com o novo kaiser, Guilherme II, que o levaram a demitir-se do cargo de chanceler em 18 de março.
31 curiosidades que você vai gostar
Com essas ações, os objetivos principais de Bismarck eram integrar todas as regiões de seu país para prepará-lo para ser o centro de um futuro império e fazer frente militar a outra potências que também se tornavam proeminentes à época, como o Império Austríaco, a França e a Rússia.
É importante ressaltar que antes do Tratado de Versalhes tiveram tentativas de outros tratados e o mais conhecido deles foi os “14 pontos de Wilson”, elaborado pelo presidente americano Woodrow Wilson. Mas, esse tratado não foi aceito pelos demais países porque não submeteu à Alemanha imposições punitivas mais severas.
Otto Von Bismarck foi nomeado Primeiro-Ministro do Reino da Prússia em 1815 por Guilherme I. Entre as medidas político-econômicas tomadas por Bismarck, estava: a) o estabelecimento de acordos militares com o Império Francês de Napoleão III. b) a modernização da infraestrutura e da indústria bélica do Estado Prussiano.
A guerra franco-prussiana foi um conflito armado envolvendo a França contra um conjunto de estados germânicos liderados pela Prússia, que se desenrolou entre 1870 e 1871. Em sua origem estava a política desenvolvida pelo chanceler prussiano Otto von Bismarck, com a intenção de unificar a Alemanha.
Qual é o jogo mais caro do mundo?
Quem é considerado classe média no Brasil 2020?
Quantos dias de atraso suja o nome?
Quantas segundas existem em um ano?
Remédios que desregulam a menstruação?
O que comer de manha na dieta?
Qual é o sinônimo de supuseram?
Onde fica localizado a loja Shein?
O que significa a palavra cromatizar?
Quando começa a prova de vida no Banco do Brasil?
O que significa a palavra prenderam?
Significado de cadeira cativa?
Porque não se pode assoprar vela?
índice que relaciona o ativo circulante com o passivo circulante?