Envolve também desesperança, insegurança, problemas no sono, na memória e mudanças no apetite que afetam bem mais as mulheres: De acordo com os estudos já feitos até hoje, a depressão atinge duas vezes mais as mulheres do que os homens. “Essa diferença pode ocorrer por vários motivos.
O sexo feminino possui um risco quase duas vezes maior de desenvolver a depressão. Pois um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, investigou a fundo o cérebro de homens e mulheres para tentar desvendar possíveis mecanismos biológicos por trás disso.
Entre os adultos, as mulheres têm chance duas vezes maior de desenvolver a doença que os homens. Ao mesmo tempo, o Brasil sofre uma verdadeira epidemia de ansiedade. Dados divulgados pela OMS mostram que 18,6 milhões de brasileiros, ou seja, 9,3% da população, convivem com sintomas de ansiedade.
Apesar de associada aos jovens, são os idosos que lideram o ranking dos mais afetados pela depressão. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a doença atinge cerca de 13% da população entre os 60 e 64 anos de idade.
Em geral, isso acontece por motivos ambientais, genéticos, hormonais e pela vivência de traumas. Ou seja, as mulheres passam por uma maior variação de hormônios, como por exemplo a menopausa, e isso por afetar a produção dos neurotransmissores citados acima.
17 curiosidades que você vai gostar
A faixa etária mais afetada varia entre 55 e 74 anos. “Apesar de a depressão atingir sujeitos de todas as idades, o risco se torna maior na presença de pobreza, desemprego, morte de um ente querido, ruptura de relacionamento, doenças e uso de álcool e de drogas”, atesta o relatório.
E os idosos são mais vulneráveis. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a depressão é mais comum entre brasileiros de 60 a 64 anos. No país, as pessoas dessa faixa etária são as mais acometidas pelo mal psiquiátrico.
Janeiro branco: Brasil está entre os países com maior número de casos de depressão e ansiedade. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%.
Quatro em cada dez brasileiros (41%) têm sofrido de ansiedade como consequência do surto do novo Coronavírus. As mulheres são as mais afetadas: enquanto 49% se declaram ansiosas, 33% dos homens estão lidando com o sintoma no momento.
Os dados evidenciam ainda que o universo feminino é o mais afetado: 3,6% dos homens apresentam o problema, enquanto no caso das mulheres o número dobra, chegando a 7,7%. A ansiedade pode surgir de diversas maneiras.
Mas o que é o transtorno de ansiedade? A OMS o define como o sentimento constante de preocupação, de incapacidade e de medo. Fisicamente, a pessoa pode ter náusea, taquicardia e problemas de sono, e, quando têm um ataque, podem nem conseguir sair de casa.
Cerca de 10% a 17% dos homens sofrerão de depressão em algum ponto de suas vidas, mas apenas uma fração deles buscará tratamento. Isto acontece, em grande parte, porque os homens são conhecidos por mascararem a depressão.
Washington: APA; 2013.. Um Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o número de casos de depressão aumentou 18% entre 2005 e 2015: são 322 milhões de pessoas em todo o mundo, a maioria mulheres.
No recorte de gênero, o transtorno de ansiedade atinge 7,7% da população feminina e 3,6% dos homens. Diversos estudos apontam os fatores do número elevado para as mulheres, que podem estar relacionados com questões sociais que envolvem o mercado de trabalho, a sobrecarga de tarefas e as mudanças hormonais.
De acordo com dados apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com 9,3% da população ansiosa, e o segundo maior das Américas com depressão, sendo que tal doença atinge 5,8% da população.
Os níveis de ansiedade atingem seu ponto máximo entre os 40 e os 60 anos, indicam novas estatísticas, provando que a “crise da meia-idade” pode ser mais real do que muita gente imagina.
Já o país com menor prevalência de depressão no mundo, segundo o relatório, são as Ilhas Salomão, na Oceania, onde a depressão atinge 2,9% da população.
A doença não é restrita a uma faixa etária. Ao contrário, ela acomete crianças, adultos e idosos, mas há uma cujos dados impressionam. “A prevalência da depressão em jovens de 18 a 29 anos é três vezes maior do que a prevalência em indivíduos com 60 anos ou mais”, afirma o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt.
Depressão em idosos pode se apresentar de formas diferentes
O idoso pode acabar não relatando tristeza e desânimo, no entanto, pode apresentar queixas físicas, pessimismo, falta de energia, alterações no sono e no apetite, além de dores e incômodos intestinais.
Além de fatores ambientais, inerentes ao envelhecimento, a depressão em idosos pode se manifestar a partir de uma série de problemas relacionados à terceira idade como o afastamento da família, a perda do papel social com a aposentadoria, falecimento do cônjuge e solidão.
6 Tipos de DepressãoDepressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ... Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ... Depressão ansiosa. Este é outro tipo de depressão que está presente em um número significativo de pessoas. ... Depressão Psicótica. ... Depressão pós-parto.
É uma situação comum: estima-se que, no mundo inteiro, de 10% a 20% dos adolescentes vivenciem a depressão.
A depressão na adolescência é muito comum justamente porque é um momento no qual o jovem sofre tanto com fatores internos de autoestima e autoaceitação, como todos os fatores externos. O terreno é fértil para a doença aflorar, mas isso não significa que todos os jovens têm depressão.
A depressão é um transtorno mental frequente. Em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno.
A prevalência na população mundial, segundo a OMS, é 4,4%.
O que significa am e pm nas horas?
Quais são os padrinhos de batismo?
Quantas vezes Thássia Naves casou?
Como exibir marcadores no Word?
Quando usar a sulfadiazina de prata?
O que é a responsabilidade civil?
Quem é o rosto mais bonito de 2021?
Como escreve a palavra com medo?
O que é Deriva Continental resposta?
Qual é a função de um profeta?
São características do conhecimento filosófico exceto?
Quem faz quimioterapia pode sair?
O que fazer para diminuir a síndrome do jaleco branco?
Quem é mais inteligente Tony Stark ou Bruce Wayne?
Quem tem diabetes pode comer farinha de quinoa?
Como funciona a convocação por cotas?