O sono excessivo pode ser causado por alguns tipos de quimioterapia, alguns tipos de tumores (como os cerebrais) e pela irradiação (radioterapia) do crânio.
Ao entrar em contato com o organismo, cada medicamento tem um efeito, e no caso da quimioterapia, o tratamento pode causar distúrbios relacionados à disposição e ao sono. A sensação de fadiga é muito em pacientes durante a quimioterapia, e pode fazer com que elas se sintam pesadas, lentas ou fracas.
Isso ocorre porque as células sanguíneas sofrem uma alteração, isso faz com que os órgãos como cérebro, entre outros órgãos vitais, não recebam oxigenação de forma normal e isso acaba provocando um cansaço sem cura.
Não podemos dizer que o câncer é uma das causas de insônia por si só, mas a quimioterapia pode provocar insônia devido às alterações químicas e biológicas que traz ao organismo. Outra coisa que pode acontecer é o paciente ficar ansioso ou preocupado com a doença ou o tratamento em si.
Aline listou algumas dicas que podem ajudar:Exercícios físicos. “O exercício físico, quando bem supervisionado por um fisioterapeuta, fisiatra ou educador físico, ajuda o paciente a lidar com esse sintoma. ... Cochilos curtos. ... Técnicas de relaxamento. ... Estabeleça prioridades. ... Remédios.
27 curiosidades que você vai gostar
7 dicas para aliviar os efeitos da quimioterapiaOrganize sua rotina de refeições. ... Como mencionado, o paladar pode sofrer modificações. ... Evite a ingestão de bebidas junto às refeições e aumente a quantidade de líquidos para 2 a 3 vezes por dia para eliminar os resíduos tóxicos do tratamento.
A fadiga oncológica não desaparece após uma noite de sono, ou uma tarde de repouso. Ela persiste durante todo o dia e a noite. Acredita-se que esta é uma condição causada pela quimioterapia, já que alguns quimioterápicos podem interferir no metabolismo e na função celular.
Concluindo, quando fazemos um tratamento para uma doença que está ativa, necessitamos realizar esses exames de imagem e de sangue periodicamente para sabermos se o tumor respondeu à quimioterapia. Portanto é possível, sim, saber se o tumor está sendo combatido ou não.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Tendo dito isso : ele não interfere com a quimioterapia. Contudo : em geral, durante a quimio prescrevemos olanzapina- para auxiliar no controle / evitar náuseas e vômitos. Esse medicamento dá sono e não recomendamos usar os dois juntos à noite por exemplo.
Como solicitar aposentadoria no meu INSS?
Como é o contrato de um jogador de futebol?
O que significa conciliação extrajudicial?
Como conseguir atestado de matrícula Anhanguera?
Como invocar a presença de um anjo?
Como funciona a compensação de feriado?
Como solicitar extensão do Auxílio Emergencial?
Como funciona a contratação pelo CIEE?
Como solicitar Coren pela internet?
Como preencher a declaração de carga da Enel?
Como se dá a imunidade diplomática e a consular?
Como funciona capela de exaustão?
Quanto custa a 2 via do recibo de compra e venda?
Precisa ser maior de idade para abrir uma conta na Eduzz?
Como declarar no imposto de renda indenização por danos morais?