Durante a Primeira Guerra Mundial, a maioria dos países abandonou o padrão-ouro, principalmente devido às expansões monetárias e fiscais realizadas por eles durante a guerra, as quais desequilibraram enormemente o comércio internacional.
Por outro lado, uma causa que influenciou muito a queda do padrão ouro foi a quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929. Portanto, o padrão ouro acabou em 1944, passando a vigorar uma nova ordem monetária internacional. Esta nova ordem foi originada a partir do acordo de Bretton Woods.
Consequências – Processos hiperinflacionários, como o vivido pelos alemães na primeira metade dos anos 20, e desequilíbrio monetário que ajudou a provocar a crise de 1929. Entre 1815 e 1914, a economia global esteve alicerçada no chamado padrão-ouro.
Em 1971, diante de pressões crescentes na demanda global por ouro, Richard Nixon, então presidente dos Estados Unidos, suspendeu unilateralmente o sistema de Bretton Woods, cancelando a conversibilidade direta do dólar em ouro.
Em sua versão clássica, o padrão-ouro pode ser considerado o primeiro sistema monetário internacional, extinguido em meados de 1914. Nessa época o Reino Unido era uma potência no mercado internacional, e Londres, o centro financeiro do planeta. Com o fim da I Guerra Mundial, o padrão libra-ouro também desapareceu.
19 curiosidades que você vai gostar
Padrão ouro e Bretton Woods
Uma das medidas foi a definição do dólar americano como a moeda padrão para as negociações internacionais, tornando-se em um valor de referência para os outros países. No entanto, o sistema Bretton Woods foi extinto em agosto de 1971 pelo então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.
O preço desse metal no Brasil se determina pelas cotações internacionais (bolsas de valores de Nova York e Londres) e, principalmente, pelo dólar. A moeda norte-americana subiu 48,49% frente ao real em 2015. Ou seja, o grama do ouro, negociado em dólar, passou a custar mais caro em real.
O acordo de Bretton Woods definiu que cada país deveria a manter a taxa de câmbio de sua moeda “congelada” ao dólar, com limite de variação de cerca de 1%. A moeda estadunidense, por sua vez, estaria ligada ao valor do ouro em uma base fixa, com cada dólar equivalendo a 35 gramas de ouro.
O acordo de Bretton Woods mudou substancialmente o panorama da economia global. Entre as principais definições, tivemos: Escolha do dólar americano como moeda padrão para quaisquer transações internacionais; ... Criação do lastro em padrão-ouro, em que cada dólar valeria o equivalente a 35 gramas de ouro.
Como está a renovação de CNH na pandemia?
Como retirar o som de um vídeo?
Quais os aplicativos desnecessários?
Como renovar os azulejos do banheiro?
Como renovar o pacote de internet da Vivo?
Para que serve a certidão do Ibama?
Como se inscrever para ser cobaia na Faculdade de Odontologia?
Como saber se o meu auxílio emergencial foi aprovado?
Quanto tempo demora um processo de revisão de aposentadoria?
Como salvar o vídeo do YouTube na galeria?
Como tirar linhas vazias do Excel?
Como se tornar um agente autorizado da Claro?
Como faço pra ver o saldo da Vivo?
Como tirar o Insights no Instagram?
Como tirar mancha de lágrima ácida de cachorro?
O que fazer para pedir cheque no Santander?