A data é uma homenagem ao legendário sapateador Bill “Bojangles” Robinson, que nasceu em 25 de maio de 1878, em Richmond, na Virgínia. Ele inventou uma nova maneira de sapatear. Transformou uma movimentação que era feita com batidas do pé inteiro no chão para movimentos feitos mais com as pontas dos pés.
Fred Astaire dançava os dois estilos de uma maneira surpreendente e perfeita, altamente clássico e com a velocidade dos negros. Como tudo, o sapateado também evoluiu e passou a ter outras formas.
È um misto de ritmo, som e técnica, movimento e estilo. É uma dança alegre que libera o puro prazer de seus praticantes e, sem dúvida, faz os pés cantarem. O sapateador é um dançarino vibrante que produz sua própria música.
Ainda falando no Brasil, na década de 30, o dançarino que atuava em Teatro de revista e Cassinos em todo Brasil Gualter Silva, introduziu em seus números essa modalidade de dança, o sapateado americano, tornando-se assim, pioneiro na arte de sapatear no Brasil.
Sabe-se que a “técnica de ensino” do Sapateado realmente tenha aparecido no Brasil apenas por volta das décadas de 40/50. Desde que esta arte se instalou por aqui, o desenvolvimento da técnica americana se manteve inicialmente em suas origens rítmicas “Jazzísticas”.
26 curiosidades que você vai gostar
A hipótese mais provável é que o sapateado tenha surgido no século V, na Irlanda, onde os camponeses que usavam sapatos com solado de madeira para aquecer os pés, começaram a brincar com os sons que esse sapato fazia. Criavam diversos ritmos, originando uma dança conhecida como Irish Jig.
Entre os anos de 1909 e 1920, vários estilos musicais e de dança foram criados nos EUA. Com a chegada dos africanos e europeus na América do Norte, essa fusão de informações se uniu ao estilo musical americano que estava em alta, quando começaram a surgir os sapatos com chapinhas de metal nas solas.
O sapateado americano integra a família do Jazz dance de raiz. Sua característica, além da movimentação corporal, é o uso dos pés como instrumento de percussão. Encontra-se no terreno artístico que reúne dança e música, podendo dar ênfase a um ou ao outro.
Sapateado é um estilo de dança, que tem como principal característica os ruídos que os dançarinos produzem com os sapatos em contato com o chão, fazendo dos pés dos dançarinos verdadeiros instrumentos de percussão.
Qual é a diferença entre dolo e culpa?
Qual é a história da Igreja Matriz?
O que seria tutela jurisdicional?
Tem problema misturar memória RAM?
Quantos dias pode atrasar a conta de água?
Para que serve o alecrim espiritualmente?
Como solicitar o auxílio pai solteiro?
O que significa LER * Sua resposta enviar?
Quando foi lançado o Moto G10?
Qual a desvalorização de um veículo batido?
Quantas refinaria o Brasil tem?
Como funciona um radiofármaco?
Quantas calorias tem 100g de batata inglesa cozida?