O que são prazos próprios e impróprios?

Pergunta de Davi Lourenço em 31-05-2022
(4 votos)

Próprios são os prazos destinados à prática dos atos processuais pelas partes. Esses, uma vez não observados, ensejam a perda da faculdade de praticar o ato, incidindo o ônus respectivo (preclusão temporal). Impróprios, a seu turno, são os prazos atinentes aos atos praticados pelo juiz.

O que é prazo impróprio CPC?

São chamados de prazos impróprios aqueles atinentes aos atos praticados pelo juiz que, em caso de fluência do prazo sem a prática do ato, não geram quaisquer consequências ao processo.


Quais são os prazos processuais?

Prazo processual é um período legalmente determinado para as partes realizarem ações dentro de um processo judicial. No Novo CPC, o sistema de contagem de prazos está previsto no art. 219 e começa a partir do primeiro dia útil após a publicação da intimação e inclui o dia do vencimento, sempre em dias úteis.

Quais as modalidades de prazos?

Os prazos podem ser: A – Legais: são os prazos fixados em lei. B – Judiciais: são os prazos fixados por critérios do juiz. C – Convencionais: prazo estabelecido pela convenção entre as partes.

Quais prazos são contados em dias úteis?

216 e 219 do Código de Processo Civil de 2015, a contagem do prazo processual somente considerará os dias úteis, excluindo-se, assim, os feriados, os sábados, os domingos e os dias em que não haja expediente forense.

AGU Explica - Prazos próprio e impróprio


44 curiosidades que você vai gostar

Como se conta o prazo no processo eletrônico?

Como fica a contagem dos prazos nas intimações eletrônicas? Se acaso o advogado faz a consulta da intimação dentro de dez dias, o prazo da intimação já pode começar a ser contado. Isto é, a contagem dos prazos ocorre no primeiro dia útil após a consulta da informação.

Como contar prazo material CPC?

Como contar prazos materiais? A contagem de prazos materiais deve ser feita em dias corridos. Por isso, não se suspendem, interrompem ou prorrogam em dias não-úteis.

Qual a Ordem dos atos processuais?

Ato processual - Novo CPC - (Lei nº 13.105/15)

As partes basicamente realizam três tipos de atos processuais: os postulatórios, os dispositivos e os instrutórios. Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos.

O que são prazos próprios?

Próprios são os prazos destinados à prática dos atos processuais pelas partes. Esses, uma vez não observados, ensejam a perda da faculdade de praticar o ato, incidindo o ônus respectivo (preclusão temporal). Impróprios, a seu turno, são os prazos atinentes aos atos praticados pelo juiz.



Outras questões

Como medir curto com multímetro?

O que é Niquelaçao?

Como funciona o motor de um foguete espacial?

Como usar microfone no zoom?

Como é o marcador de tempo do Enem?

Como estudar com o método assimil?

Quem matou o rei Xerxes?

Precisa varrer antes de usar o Mop?

Quando Caifas morreu?

Como funciona o motor de um ar condicionado?

Onde postar pelo melhor envio?

Como usar meu cartão virtual BB?

Como funciona o motor de um carro de Fórmula 1?

Quantos mL de minoxidil por dia?

Como usar o multimetro na placa mãe?

O que é o modo competitivo?

Como funciona o mercado de envio do Mercado Livre?

Para que serve o gel Matizador da Acrilex?

Qual é o melhor inibidor de apetite?

Quais são os tipos de relação ecológica?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com