Rá (do português Ré) é o Deus Egípcio do Sol sendo a principal divindade da religião egípcia. O culto ao Deus Sol foi muito próspero no Egito, sendo a principal forma de adoração e um culto oficial por cerca de vinte séculos.
Na Mitologia nórdica, Sól, ou Sigel (em inglês arcaico), era a deusa do Sol, uma filha de Mundilfari e Glaur. Era esposa de Glen e irmã do deus da Lua, Máni. Tinha dois cavalos Arvak e Alsvid que puxavam a sua carruagem Alfrodul, constantemente perseguida pelo lobo Skoll, filho de Fenrir.
Principal deus egípcio, Rá é o responsável pela criação do mundo e representa o Sol. Ele é descrito de diversas formas, desde com a face de uma ave de rapina até como um escaravelho. Os egípcios acreditavam que seu rei (o faraó) era a encarnação de Rá.
Apolo é um deus da mitologia greco-romana. Na mitologia romana, é chamado de Febo, o iluminado, e na mitologia grega ficou conhecido como um dos maiores deuses do Olimpo e filho de Zeus. É considerado o deus do sol, da profecia, da poesia, das artes, da música, da cura, da justiça, da lei e da ordem.
Nos textos das pirâmides, Rá e Hórus são claramente distintos (por exemplo, Hórus remove para o sul do céu o trono de Rá), mas em dinastias posteriores Rá foi fundido com o deus Hórus, formando Rá-Horaqueti ("Rá, que é o Hórus dos Dois Horizontes"), e acreditava-se que era soberano de todas as partes do mundo criado (o ...
20 curiosidades que você vai gostar
Também descrito como Amon Rá ou Atum Rá, é o principal deus da mitologia egípcia. Acreditava-se que os faraós eram filhos de Rá, e daí viria o seu direito de reinar sobre o Egito. Amon seria o deus primordial, tendo criado a si mesmo e ao universo.
O deus Rá e a serpente Apepe (ou Apófis)
Ela reuniu alguns inimigos do rei para conspirar contra ele. Ficou decidido que Rá seria assassinado ao amanhecer. Na mitologia, a serpente era uma agente do caos e eterna inimiga de Rá. Ela vivia no submundo egípcio conhecido como Duat.
O Evangelho de Lucas (1.76-79), ao se referir à criança Jesus, faz menção aos Profetas (Malaquias 4.2 e Isaías 9.2) no sentido de que Deus, pela sua misericórdia, nos visitaria por meio da criança Jesus Cristo, o Sol nascente das alturas, para iluminar os que estavam na escuridão da sombra da morte e dirigir os nossos ...
Uma vez que o sol, como fonte de luz e fiel aliado de Mitra, era o mais importante desses corpos, seu dia era, naturalmente, o mais sagrado. Mais tarde, alguns ramos do mitraísmo se apropriaram do culto do Sol Invictus e celebravam o dia 25 de dezembro como dotado significação solar.
Com o passar do tempo, Hélio é cada vez mais identificado com o deus Apolo; no entanto, apesar do sincretismo, foram muitas vezes vistos como dois deuses distintos (Hélios era um deus menor, enquanto Apolo é deus olímpico).
Dentro dessa mitologia, tem-se a ciência de Rá que é considerado a principal divindade da mitologia egípcia, conhecido como o deus sol, devido a importância da luz para a produção dos alimentos.
Apolo era o deus do sol, da agricultura, da poesia, da música, do canto, da lira, do arco e flecha e da juventude. Apolo tinha poderes sobre a morte, tanto para enviá-la como para afastá-la. Em seu templo construído em Delfos, as pessoas iam venerá-lo e obter previsões, uma vez que ele era o deus dos oráculos.
A Lua (SELENE) é a deusa grega que representa todas as fases da Lua. Selene, vem de selas, significando luz e claridade. É filha dos titãs Hiperion e Téia (deusa da luminosidade), ambos filhos de Urano (deus Céu). Irmã de Hélio (Sol) e de Eos (Aurora).
Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. É conhecida por seus vários casos de amor onde se destaca o romance com o simples e mortal pastor Endymion com quem teve 50 filhos.
Apolo, também conhecido com Febo (brilhante), na mitologia grega é considerado o deus da juventude e da luz, identificado primordialmente como uma divindade solar, uma das divindades mais ecléticas da mitologia greco-romana. Filho de Zeus e da titã Latona (Leto).
Deusa da Terra, Mãe geradora de todos os deuses e criadora do planeta, Gaia é também conhecida por Geia, Gaea ou Gê.
Nos mitos gregos, Hélio e Apolo são ambos considerados deuses solares, sendo Hélio quem deu origem ao termo heliolatria e o equivalente grego do deus romano Sol Invicto, do qual as línguas latinas herdaram a palavra para denotar o astro até hoje. Os hindus veneram os deuses Surya e Savitar como deuses solares.
Como Zeus, Poseidon, o rei dos mares, era filho de Cronos e de Rea.
Mitra é uma divindade da sabedoria, dos contratos e da guerra na mitologia indo-ariana da Índia, Pérsia e Anatólia.
O Sol é o centro energético da vitalidade, é luz, vida e calor, é a força espiritual de cada ser. A luz do Sol é o símbolo da plenitude do Ser e da autêntica individualidade. O arquétipo do Sol representa a forma como lidamos e expressamos nossa luz no mundo e nas relações.
Passagens Bíblicas sobre Lua
Nunca mais te servirá o sol para luz do dia nem com o seu resplendor a Lua te iluminará; mas o Senhor será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória. Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua Lua minguará; porque o Senhor será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão.
Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.
Além de ser a divindade central do panteão egípcio, Rá é também um deus primordial e criador dos deuses e da ordem divina, junto de sua esposa, a Deusa Ret (cujo nome é a versão feminina do nome Ré e pode ser a mesma divindade) originaram a genealogia: Shu e Tefnut, Geb e Nut, Osíris, Seth, Ísis e Néftis.
De acordo com a lenda, Rá criou o universo. O tempo começou quando o seu disco solar se elevou pela primeira vez, emergindo da escuridão. Na criação, Rá fez Shu (o ar) e Tefnut (a umidade). Eles fizeram nascer a deusa do céu, Nut, e a deusa da terra, Geb.
Seth queria assumir o trono no lugar de Osíris e por isso o matou. Osíris por sua vez renasceu, se tornando o rei do submundo e responsável por pesar o coração de cada pessoa que falecia, para ver seus pecados.
O que mudou para o trabalhador rural com a reforma trabalhista?
Quanto de peso o vidro aguenta?
Como calcular o peso de uma prova?
Quais os principais movimentos musicais no Brasil?
Qual a maior biblioteca de Portugal?
O que significa o número 9 na espiritualidade?
Qual é o navegador mais seguro e o menos seguro?
Qual é o significado de atarefada?
Qual o peso do boi mais pesado do mundo?
Quem são os filhos de Tobirama?
Qual é a função do objeto indireto?
Quais os benefícios da arte na educação?
Pode tomar banho com a pedra da lua?
Como criar um perfil de autor na Amazon?