Existem três tipos de fundações rasas: as sapatas, divididas em isolada e corrida, o radier e o bloco de fundação. Em todos esses métodos é necessário fazer uma escavação do solo e para conferir a resistência é preciso utilizar um dos materiais de construção civil mais conhecido, o concreto.
As fundações são classificadas em DIRETAS e INDIRETAS de acordo com a forma de distribuição das cargas da estrutura para o solo. As DIRETAS são aquelas que distribuem as cargas da edificação para as camadas de solo capazes de suportar sem grandes deformações.
Os tipos de fundações diretas mais comuns são:Sapata Isolada. As sapatas isoladas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência. ... Viga Baldrame. A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. ... Radier. ... Sapata Corrida. ... Estacas.
TIPOS DE FUNDAÇÃO, QUAL A MELHOR OPÇÃO?SAPATA ISOLADA. Elas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência.SAPATA CORRIDA. A sapata corrida é uma fundação superficial muito utilizada na construção de casas com vãos pequenos, muros, paredes de reservatórios e piscinas.RADIER. ... VIGA BALDRAME. ... ESTACAS.
Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação:Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado.Natureza e características do subsolo no local da obra.Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.Limitação dos tipos de fundações existentes no mercado.
21 curiosidades que você vai gostar
Na fundação direta, as cargas da edificação são transmitidas ao solo pela base da fundação, enquanto, na indireta, as cargas da edificação são transferidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundação e o solo.
Para construções pequenas como edículas ou muros divisórios, outra opção é a sapata corrida. Quando o solo firme está sob camadas mais profundas, o jeito é a utilização de estacas ou tubulões.
A solução mais barata é aquela em que você consegue apoiar a fundação nas camadas superficiais do terreno, o que exige menos escavação e executivamente é mais simples. Então, a primeira solução de fundação que sempre é pensada para qualquer tipo de obra é a fundação direta.
Em casos de baixa resistência do solo, será necessário utilizar fundações profundas ou indiretas. As fundações profundas que mais utilizam em casas são as estacas tipo broca, cilindros de concreto e aço enterrados que ligam as fundações com solos mais firmes. Existe também a fundação com estacas.
Entre os principais tipos de fundações profunda, destacamos:Estacas de fundação;Estacas de deslocamento;Estacas pré-moldadas de concreto;Estacas metálicas;Estacas de madeira;Tubulões.
Assim, para escolher o tipo de fundação é preciso saber quais serão os esforços sobre a edificação, as características do solo e dos elementos que formam as fundações. Basicamente há dois tipos de fundações: as superficiais (rasas ou diretas) e as profundas, definidas pela ABNT NBR 6122/2010.
As fundações profundas ou fundações indiretas são aquelas executadas nas camadas mais profundas do solo e, em sua grande maioria, são realizadas com o auxílio de um equipamento de escavação ou cravação. São exemplos de tipos de fundações profundas as estacas, tubulões (a céu aberto ou a ar comprimido) e os caixões.
Os seus principais exemplos são as estacas hélices, a estaca escavada e a estaca premoldada de concreto ou aço. Leia este conteúdo e descubra quais são os tipos de sapatas de fundação e qual é a mais adequada para os seus projetos!
Ao contrário das fundações superficiais, as fundações profundas distribuem a carga da superestrutura no solo verticalmente, em vez de lateralmente. É por isso que elas são comumente usadas em projetos mais altos, que sofrem mais com os esforços de vento, como prédios ou obras com cargas muito grandes.
Diferenças entre fundações rasas e profundas
As fundações rasas geralmente são utilizadas em obras relativamente mais simples — como a construção de residências. Já as fundações profundas são utilizadas em obras mais complexas, como na construção de grandes pontes e edifícios, por exemplo.
Dentro da construção civil temos diversos elementos estruturais, dentre eles podemos destacar as fundações, que tem como função à transmissão de cargas presentes na estrutura, para o solo de apoio. Com isso as fundações devem suportar as cargas e tensões que são causadas pelos esforços solicitantes.
Fundação direta
Esse tipo de alicerce, também conhecido como fundação rasa, é o mais fácil e mais barato.
Entre as vantagens das fundações radier, estão o baixo custo se comparado às sapatas corridas; menor tempo de execução; e redução de mão de obra. Por outro lado, a principal desvantagem ocorre quando é preciso complementar a resistência do radier para suportar as cargas que atuam sobre a laje.
O preço médio cobrado pelos profissionais para fazer a fundação varia de acordo com a técnica empregada, mas no geral fica entre R$ 350 e R$ 500/m². A quantidade de ferro usado também será importante, pois quanto mais for necessário, mais caro ficará o projeto para implementação de sapata.
“De forma genérica, pode-se dizer que tipo de fundação radier é indicado para construções térreas. A sapata, para edificações de um ou vários pavimentos, e a viga-baldrame para imóveis pequenos, com cargas leves e construídos em solos firmes”, afirma Berezovsky.
Segundo (REBELLO, 2008), fundações diretas ou rasas são definidas quando as cargas da edificação (superestrutura) são transmitidas ao solo logo nas primeiras camadas. Para isso ocorrer é necessário que o solo tenha resistência suficiente nessas primeiras camadas para suportar as cargas decorrentes da estrutura.
As sapatas são indicadas para regiões onde e solo é estável e com boa resistência nas camadas superficiais e suportam grande capacidade de cargas comparadas a outros tipos de fundação rasa ou direto como blocos não armados, radier e viga baldrame.
A fundação com estacas é indicada para solos com pouco resistência, como aterros por exemplo. Nestes tipos de solo é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme para fazer as fundações. A estaca é um cilindro que liga as fundações rasas (sapatas, viga baldrame e radier) com o solo mais firme.
Já a sapata é uma alternativa de fundação que tem a função de distribuir a carga da superestrutura da edificação para o solo. Esse tipo de estrutura é contínua e a de fundação onde a carga é distribuída de forma contínua e não pontual. As sapatas corridas são fundações diretas.
Quais temperos posso plantar em vasos?
Tem como recarregar o Bilhete Único pela Internet?
Como preparar o terreno para plantar grama esmeralda?
Como se escreve coletânea em inglês?
Como pintar embalagem de ovos?
Como deixar o copo de vidro brilhando?
Como plantar hortelã em vasilha pet?
Como a política de educação a inclusão de alunos Público-alvo da Educação Especial?
Como colocar mensagem padrão no Outlook?
Qual é o melhor adubo para couve-manteiga?
Como deixar o acrílico brilhante?
Como se escreve Caça-palavras tem hífen?
Como utilizar o tronco da bananeira?
Como fazer o Instagram virar perfil comercial?
O que significa a palavra concupiscência na Bíblia?
Como plantar grama para coelhos?