Geralmente, a virose é mais comum em crianças, bebês e pessoas com sistema imune fraco e o tratamento demora em média 1 semana, sendo a gastroenterite e o resfriado as viroses mais comuns.
As viroses são mais frequentes em bebês e crianças, mas também podem surgir em adultos.
...
Seus principais sintomas incluem:
Diarreia, febre e vômito;
Enjoo e falta de apetite;
Dor muscular e dor na barriga;
Dor de cabeça ou atrás dos olhos;
Espirros, secreção nasal e tosse.
O importante, porém, é que as viroses costumam ser doenças benignas, autolimitadas, que geralmente desaparecem numa semana, dez dias.
O tratamento é relativamente simples: remédios para vômitos (depende da criança não vomitar a medicação) , soro de reidratação (idem) , probióticos (que precisam de um tempinho no intestino pra fazerem efeito) e suplementação de zinco. O difícil é fazer tudo isso com a criança evacuando e vomitando o tempo todo.
Em média de 3 a 5 dias. Se passar disso, pode ser alguma contaminação ou complicação com bactéria, que prolonga o quadro por mais ou menos cinco dias. Se passar disso, o quadro merece avaliação clínica.
20 curiosidades que você vai gostar
As respiratórias são transmitidas por gotículas da boca ou do nariz da pessoa infectada para a pessoa saudável. As gastrointestinais também têm essa forma de transmissão além da transmissão fecal-oral. Nos dois casos podem ser transmitidas através de objetos ou alimentos contaminados.
4 dicas simples para não pegar uma virose
Lavar as mãos. É recomendado lavar as mãos sempre antes de comer, antes e depois de ir ao banheiro, e sempre que espirrar ou tossir, porque assim o risco de ter vírus nas mãos é menor. ...
Ficar distante do doente. ...
Não partilhar toalhas, talheres e copos. ...
Tomar as vacinas necessárias.
Não existe tratamento específico para viroses comuns como as que causam resfriados ou diarreias. A recomendação é: Tomar bastante líquido, como água e sucos; Descansar e se alimentar de forma saudável para evitar a desidratação e ajudar o organismo a combater a doença.
Para prevenir a desidratação provocada pela diarreia, vômitos e febre é necessário ingerir por dia pelo menos 2 litros de água ou soro caseiro, bebendo em pequenos goles. Além disso, os chás, principalmente o de gengibre e o de pêssego sem açúcar, ajudam a combater mais facilmente os enjoos e hidratam o organismo.
Afinal, o que comer quando está com virose? O indicado é a ingestão de alimentos de fácil digestão e com poucas fibras. Pensando nisso, as opções saudáveis e leves são as mais indicadas para o momento! Invista em alimentos como cenoura, couve, brócolis, abobrinha, batata, inhame, banana verde, maçã, pêssego e pêra.
Os sintomas das viroses gastrointestinais, por sua vez, geralmente são:
Náusea.
Vômitos.
Dor abdominal.
Cólicas.
Diarreia.
Mal-estar.
Febre (às vezes).
Os principais sintomas da virose são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse.
Normalmente, a febre e o enjoo desaparecem nos 2 ou 3 primeiros dias, mas a recuperação da criança varia de 4 a 5 dias, podendo chegar a uma semana, ou mais.
Viroses infantis se aproveitam do sistema imunológico ainda em formação da criança. Preste atenção nas dicas para tratar e reduzir o risco de doenças. Dor de garganta, nariz escorrendo, febre, espirros e tosse. Em casos mais graves, desconforto respiratório e baixa oxigenação sanguínea (hipoxemia).
"Os vírus que geralmente causam viroses respiratórias são o rinovírus, o vírus sincicial respiratório, o adenovírus, o influenza, o parainfluenza e o metapneumovírus", alerta. "Já os vírus gastrointestinais são o enterovírus, o adenovírus entérico, o coronavírus, o rotavírus, entre outros", compara a médica.
Por isso, os alimentos que podem ser incluídos na dieta são cenoura, abobrinha, feijão verde, batata, inhame, maçã sem pele, banana verde, pêra sem pele, pêssego sem pele e goiaba verde.
Remédios caseiros para prender o intestino
Chá de camomila. Uma ótima solução natural para diarreia é tomar o chá de camomila várias vezes ao dia porque além da camomila ajudar a prender o intestino de forma leve, também mantém a pessoa hidratada. ...
Folha de goiabeira e caroço de abacate. ...
Panquecas de banana verde.
Conheça 10 tipos de chá que são ótimos digestivos e que você deve ter em casa
Chá de hortelã alivia dores em geral. ...
Chá de boldo possui propriedades medicinais. ...
Chá de hibisco é fonte de vitamina C. ...
Chá verde tem cafeína e é termogênico. ...
Chá de gengibre é recomendado pela OMS. ...
Chá de camomila ajuda a acalmar.
Suchá de camomila e maracujá
O suchá de camomila é uma mistura de chá de camomila com suco de maracujá que tem potentes propriedades calmantes que ajudam a diminuir os movimentos intestinais, aliviando os sintomas e a frequência das crises.
Sim. Pessoas com gastroenterite viral precisam beber bastante líquido para não se desidratarem. Alguns líquidos ajudam a prevenir a desidratação melhor do que outros: Crianças mais velhas e adultos podem beber bebidas esportivas, tipo gatorade.
Lavar as mãos constantemente com água e sabão, consumir alimentos com a conservação adequada, cobrir a boca com o braço antes de tossir ou espirrar e beber bastante líquido são os principais cuidados para se manter longe dos vírus.
No caso dos vírus que acometem o estômago e o intestino, causando as chamadas viroses gastrointestinais, o contágio geralmente se dá pela via fecal-oral. Isso quer dizer que se alguém por alguma razão contamina as mãos com coliformes fecais e leva à boca, ela pode se contaminar com algum vírus.
Aqui vai uma lista das principais viroses que podem ser abordadas nas provas:
Catapora. ...
Rubéola. ...
Sarampo. ...
Varíola. ...
Poliomielite. ...
Dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. ...
Infecção Inaparente:
"Já a intoxicação alimentar demora mais a passar e os sintomas são mais fortes", afirma. Segundo o médico, enquanto na virose as fezes costumam ser mais pastosas, na intoxicação alimentar a diarreia quase sempre se apresenta de forma aquosa. Outra diferença importante é a duração e a medida da febre.
Por isso, os pais precisam pelo menos conhecer essa doença, pois eles também podem estar atentos à criança”.
...
Fique atento aos sintomas:
Sangue nas fezes;
Inchaço do abdômen;
Abdômen endurecido;
Temperatura corporal baixa;
Quedas de pressão;
Vômito com sangue ou coloração esverdeada.
Porque o esmalte branco Craquela?
Como tingir roupa preta com tinta de tecido?
Como colocar número de parágrafos no Word?
Que tipo de tinta para usar em cadeira de metal?
Como organizar os aplicativos em pastas no iPhone?
O que o juiz fala para a testemunha?
Qual a melhor tinta para cimento queimado?
O que fazer quando o TSH está muito alto?
Como não Craquelar a maquiagem na área dos olhos?
Qual a melhor tinta para pintar escada caracol?
Como preparar o contrapiso para pintar?
Como recuperar bolsas de couro sintético?
O que seria feito para a nutrição dos leads?