Qual a diferença entre a gema e a clara do ovo? Além da cor, da textura e do sabor, a principal diferença entre a gema e a clara do ovo está na sua composição nutricional. A clara é composta, basicamente, de água e de albumina, que é uma proteína importante para a recuperação e a construção muscular.
Em geral, a parte branca do ovo é a melhor fonte de proteína, com muito poucas calorias. A gema de ovo carrega o colesterol, gorduras e a maior parte das calorias em geral. É muito importante perceber que quase todos os nutrientes estão contidos na gema. Ou seja, não descarte a gema.
A principal proteína do ovo é a ovoalbumina, também conhecida como albumina, que fica na clara. Ela é responsável pelo transporte de nutrientes e pela distribuição de água nos compartimentos do corpo.
Tanto a clara como a gema são ótimas fontes de nutrientes. Os estudos divergem muito sobre qual parte é a mais vantajosa para a saúde. Ainda assim, a clara acaba sendo mais indica para o consumo por conter um valor calórico mais baixo. Porém a gema não deve ser deixada de lado, pois tem benefícios para a saúde.
A clara fornece a água de que o embrião necessita enquanto se desenvolve e também serve para amortecer os impactos e proteger a gema. Sua composição é de cerca de 85% de água; o restante é formado por proteína, principalmente as albuminas.
29 curiosidades que você vai gostar
Dentre os seus principais benefícios para a saúde, o consumo de clara de ovo está relacionado ao controle da pressão arterial, à melhora do sistema digestivo e, até mesmo, à limpeza da pele. Com pouca quantidade de calorias, a clara de ovo não tem uma quantidade de consumo recomendada no dia a dia.
A clara de ovo possui um núcleo triplóide que muitas vezes acumula reservas nutritivas, utilizadas pelo embrião durante seu desenvolvimento. Com o desenvolvimento do embrião, os tecidos do óvulo tornam-se desidratados, e os envoltórios do óvulo, impermeáveis.
A gema do ovo é a parte que concentra aminoácidos, vitaminas, minerais e gorduras boas, importantes para o bom funcionamento do organismo. Portanto, não há por que evitar consumi-la. Muito pelo contrário: ela é saudável, nutritiva, saborosa e muito versátil, sendo utilizada nas mais diversas receitas.
Resultados. Falando de níveis proteicos, o ovo de codorna é o campeão entre as três opções. Já nas quantidades de lipídeo, eles apresentam-se de certa forma similares, mas o ovo de galinha é o que possui menor teor.
Como se chama a pessoa que está fazendo especialização?
Lactente vai poder tomar vacina covid?
O que é graduação pós-graduação e bacharelado?
Quanto tempo demora para o INSS cumprir uma ordem judicial?
Quantas vezes o número 8 cabe no 40?
Como o governo desvaloriza a moeda?
Quais são os iogurte com probióticos?
Quando ocorre o superávit é importante que o investidor?
Qual é o antónimo da palavra trazer?
São características do tecido muscular liso unitário e liso Multiunitário respectivamente?
Quem é o dono do cartão de todos?
Como ocorre a isomeria espacial?
Qual é o principal esporte olímpico?
Qual o momento para a produção de prova documental?
Quem pode fiscalizar uma obra?