O gato, também conhecido como gato caseiro, gato urbano ou gato doméstico, é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos.
Em média, podem nascer de três a sete filhotes. Para alguns gatos de raça, as ninhadas ocorrem em maior quantidade, chegando a mais de dez gatinhos. O período de gestação é pequeno e dura nove semanas, em média.
Fazer o acompanhamento pré-natal e ficar de olho no calendário pode ajudar o tutor a saber quando o parto está se aproximando. Mas, a gata também dá alguns sinais de que o momento está chegando: recusa alimentos, procura locais isolados e fica mais inquieta entre 12 a 24 horas antes do parto.
Uma das principais dúvidas é sobre quanto tempo dura a gestação de um gato. A verdade é que a gestação dos bichanos é curta e, em média, em dois meses os filhotinhos já estão nascendo. De acordo com a Dra. Luíza, o período é de 60 a 68 dias.
Após entender quantas ninhadas um gato tem por ano, é interessante frisar que não há um número exato de quantos gatos nascem numa ninhada. Em média, o número de gatinhos varia entre quatro e seis, mas há alguns casos em que podem nascer até dez filhotes!
16 curiosidades que você vai gostar
"O número de cromossomos dos dois (gato e cachorro) é diferente. Cientificamente é impossível este tipo de cruzamento, mas só o exame poderá determinar isso. Tudo pode não passar de um mal entendido", disse Pacheco. A distância evolutiva entre os bichos é a maior que pode existir entre dois mamíferos carnívoros.
A gente sabe que é quase irresistível não pegar um gatinho no colo e acariciá-lo enquanto dorme. Porém, não é recomendado tocar no pet caso não seja necessário. Isso porque o odor humano pode fazer com que a mãe felina desconheça os seus próprios filhotes.
Entre o décimo quinto dia e o décimo oitavo dia, as mamas poderão estar mais salientes, a vulva um pouco inchada e mudanças de comportamento geralmente ocorrem, como diminuição da atividade física e um pouco de cansaço. Só após o primeiro mês a famosa barriga de gestação começa a ficar aparente.
Após a liberação dessa substância, a gata parida começa a produzir o leite materno. A lactação ocorre 36 horas após o parto dos filhotes. O leite é a única fonte de nutrientes e energia dos felinos nessa fase de vida, contendo gorduras, proteínas e minerais (como o cálcio).
As gatas são muito boas em cuidar de si durante o trabalho de parto, por isso, tente evitar qualquer agitação e verifique como ela está a cada 15 minutos. Se ela se sentir estressada de alguma forma, vai interromper o trabalho de parto e evitá-lo por horas... ou até mesmo dias!
Resista à tentação de mexer nos gatinhos na hora do parto. Neste momento é muito importante que a gata tenha tranquilidade e cuide de seus filhotes sozinha. Somente interfira em caso de real necessidade. Os gatinhos nascem em um intervalo de 2 a 3 horas.
Em alguns casos, os filhotes de uma ninhada podem nascer com alguma doença ou deficiência que não pode ser vista facilmente e que a mamãe deteta com o seu olfato apurado. Nesses casos, a gata supõe que o filhote não será capaz de sobreviver, decidindo comer a cria e evitar que ela contagie o resto da ninhada.
“Em uma média, o número de gatinhos varia entre quatro e seis”, comenta. Porém, sempre há exceções. De acordo com a veterinária, em alguns casos, podem ser até dez bebezinhos de uma vez! Em outros, o gato pode ter só um filhote.
A partir de três semanas de vida, o gato filhote pode começar a comer ração umedecida com água. Mas o leite materno ainda é o alimento principal - o desmame completo só pode ser feito após seis semanas de vida.
Gatos órfãos
Se não estiver disponível, poderá ser possível conseguir o leite de alguma gata que possa ser ama de leite. Ela pode aceitar a incorporar o novo gatinho no seio das suas próprias crias. Quando isso não é possível, deve-se optar um leite artificial especialmente adaptado e nunca leite de vaca.
Para que o processo de separação seja muito mais simples, todos os dias, durante alguns minutos, pegue cada filhote e o leve a um quarto tranquilo longe de seus irmãos e de sua mãe. Para pegá-los, espere que a mãe se afaste de suas crias. Se ela não o fizer, ofereça um prato de comida.
Quando identificam movimentos ou estímulos estranhos no seu esconderijo, as felinas trocam suas crias de lugar para garantir que sempre estejam em um refúgio seguro. Da mesma forma, os gatos movem os filhotes de lugar para preservar a integridade dos recém nascidos e a continuação da espécie.
Como deve ser a higiene dos gatos desde o momento em que nasce até às 3-4 semanas? Os gatos que acabam de nascer não são capazes de urinar e defecar por si mesmos. Apenas começarão a controlar os seus dejetos às três semanas de vida.
A especialista explica que alguns fatores podem influenciar nesse processo e com quantos dias os gatos abrem os olhos. Mas, geralmente, isso ocorre entre 9 e 12 dias de idade. De acordo com a veterinária, nesse período, os gatinhos também já estarão com a audição funcionando.
Pra gatinhos até 10 dias de idade, amamente a cada 2 horas; entre 11 e 18 dias, a cada 3-4 horas; até 4 semanas a cada 5-6 horas; e a partir de 4 semanas de vida alimente 2 a 3 vezes por dia com comida úmida misturada com o sucedâneo comercial, e comece a oferecer água.
Logo é impossível os espermatozoides de um gato completarem a necessária maturação num ambiente anatômico e bioquímico de uma coelha, assim como ocorrerá em qualquer cruzamento envolvendo espécies diferentes. ... Dessa forma deve ficar claro que não é possível gatos e coelhos se reproduzirem.
Muitos são os casos de famílias que doam seus animais diante da chegada do bebê humano. As irmãs Isabela e Isadora Abussamra são provas de que é possível ter um animal em casa, engravidar e ter o bebê humano. Mesmo com algumas pessoas contra, as duas não abriram mão dos seus animais e hoje todos convivem em harmonia.
Por isso mesmo, para acalmar cachorro que quer cruzar, a única maneira é “evitar contato visual para reduzir o nível de ansiedade, bem como evitar que fêmeas no cio fiquem próximas a ele, pois elas liberam feromônios responsáveis por deixar o macho excitado”, diz o veterinário.
Quando um filhote já nasce ou adquire problemas de saúde logo no início da vida, animais de diferentes espécies podem acabar comendo a cria, evitando o gasto de energia e de recursos com um indivíduo com pouca chance de sobrevivência.
Nos desenhos animados, cães e gatos são inimigos, mas será que é assim também na vida real? Segundo a veterinária Rubia Burnier, especialista em comportamento animal, cães não nascem inimigos dos gatos, já que não existe nenhum "gene do ódio" que favoreça a rivalidade entre as duas espécies.
Como funciona o regime fechado?
Qual palavra é usada para designar pimenta?
Como retificar declaração ITD RJ?
Como era as escolas de antigamente no Brasil?
Como fazer um contrato de trabalho PJ?
O que é cheque caução e como funciona?
Como nascem as Amazonas de Themyscira?
Como declarar regime de caixa no Simples Nacional?
Como selecionar automaticamente no Excel?
Como é o casamento com separação de bens?
Como colocar citação em slide de TCC?
Como calcular PIS e COFINS NF?
Como preencher o verso do cheque?
Como preencher um cheque bom para?
Como atualizar o Adobe Flash Player Windows 10?