Na finalização do amansamento da calopsita, é possível deixar as penas dela crescerem normalmente, o que leva em torno de um ano.
Com duração média de dois meses, a muda de penas é bastante gradual, sem o surgimento de falhas na plumagem. Caso isso ocorra, procure o quanto antes um veterinário!
Elas só crescerão novamente na próxima muda, ou seja, após cerca de um ano. Deve-se cortar as penas das duas asas para uma maior segurança.
Calopsita adulta
Entre 12 e 18 meses, a calopsita já é considerada um adulto jovem. Seu corpo já atingiu o tamanho e peso ideais, as penas estão 100% desenvolvidas e estruturadas, o topete fica mais longo e curvo e as penas do rabo estão mais longas.
Um corte leve em apenas uma das asas pode prejudicar muito o voo de uma ave, pois torna a ave desequilibrada no ar, então sempre deve ser realizado em ambas as asas.
43 curiosidades que você vai gostar
Penas mal cortadas podem resultar em perda de equilíbrio do animal, que podem gerar quedas, lesões em asas, membros e peito, quebra de penas em desenvolvimento, que por sua vez causam sangramentos difíceis de controlar, e até fraturas em ossos e bico!
Então ela interage porque acha que o dono é do seu bando, ela pensa que é da mesma espécie”, explica. O criador diz que, depois de uma a duas semanas com o dono, ela já reconhece sua voz. As calopsitas são muito inteligentes. Um de seus dotes mais famosos é imitar assobios.
Em geral, calopsitas fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 12 meses. No entanto, especialistas recomendam que reproduções ocorram somente a partir dos 18 meses. Antes disso, são maiores as chances de a calopsita ter problemas ao botar os ovos.
Os filhotes de agapornis nascem entre os 22-25 dias e podem demorar até 24 horas para sair do ovo.