Nomenclatura
Os hidrocarbonetos aromáticos podem ser classificados em mononucleares (apresentam apenas um anel aromático) e polinucleares (apresentam mais de um anel aromático). Nas cadeias mononucleares a substituição do hidrogênio do benzeno pode originar outras estruturas com ramificações saturadas ou insaturadas.
Também chamados de arenos, os Compostos Aromáticos são hidrocarbonetos que possuem um ou mais anéis benzênicos. Os arenos possuem a polaridade baixa, fazendo que sejam insolúveis em água, mas são solúveis em solventes apolares, como o éter e tetracloreto de carbono, etc.
Um composto só é classificado como aromático se em sua estrutura molecular conter um anel benzênico. Repare na presença de vários anéis benzênicos unidos entre si, este composto recebe o nome de Benzopireno e se faz presente nas carnes grelhadas.
A nomenclatura de hidrocarbonetos é definida a partir de três elementos básicos: prefixo + infixo + sufixo. Essa denominação varia de acordo com o número de carbonos da cadeia principal e as ligações realizadas entres eles.
Tem mais depois da publicidade ;) Assim, temos que a estrutura básica de um hidrocarboneto aromático apresenta uma fórmula molecular igual a C6H6. A nomeclatura Iupac (oficial) dada a ela é benzeno.
Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas.
♦ Compostos aromáticos mononucleares (ou mononucleados) – aqueles que possuem um único anel benzênico. ♦ Compostos aromáticos polinucleares (ou polinucleados) – aqueles que apresentam mais de um anel benzênico em sua estrutura. Essa classe, por sua vez, se subdivide em:
A maior fonte natural de compostos aromáticos é o alcatrão da hulha ( carvão mineral ), mas, como essa fonte não dá conta de toda a necessidade do mundo moderno, compostos aromáticos também são obtidos a partir do petróleo.
O termo “aromático” surgiu no século XIX e sua origem está associada à fragrância de alguns desses compostos, como o benzeno, responsável pelo cheiro do carvão destilado, e o benzaldeido, que confere aroma a certas frutas.
O nome dos compostos orgânicos é constituído de três partes, de acordo com o sistema de nomenclatura da IUPAC: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).
Como pagar licenciamento do veículo pela Internet?
Como músicas e séries de TV podem auxiliar o aprendizado da língua inglesa?
O que é sucessor e antecessor 3 ano?
Como ativar a tradução automática do Google no celular?
O que é preciso para trabalhar com Tecnologia?
Como traçar a melhor rota de viagem?
Como funciona o exame de urocultura?
Como traduzir Resident Evil 2 remake?
Como trabalhar em sala de aula com o conceito de território?
Como trabalhar tendo dois filhos pequenos?
Como faço para imprimir a fatura do Nubank?
Como fazer um projeto de vida para jovens?