Ela tem uma textura de uma pera ou maça e é chamada de “batata dos diabéticos” por ajudar a reduzir os níveis de glicemia no sangue, para isso deve-se consumir 100g por dia.
Segundo Karin, o yacon é rico em antioxidantes – principalmente o ácido clorogênico e o cafeico – e possui ainda nutrientes como o cálcio e o potássio. O vegetal pode ser consumido cru (em saladas, em preparos e até como sobremesa), pode também ser adicionado a sucos e vitaminas.
O suco de batata yacon é bom para diabetes porque o alimento possui frutooligossacarídeos e inulina, substâncias que não são digeridas pelo aparelho digestivo, tendo o mesmo efeito das fibras. Por isso, podem ser consumidas por pacientes com diabetes para ajudar no controle da glicemia.
O índice glicêmico foi de 47±4, sendo classificado como baixo e sendo inferior ao da batata doce (61±7) e ao da batata inglesa (85±12). Conclui-se que o baixo índice glicêmico do yacon, 47, o coloca como uma possibilidade de aplicabilidade terapêutica em pacientes com resistência à insulina ou diabetes.
Mas, de forma geral, conforme destaca Bruna, o yacon é rico em vitamina C, potássio e substâncias antioxidantes, como os compostos fenólicos. Possui baixas concentrações de cálcio, fósforo e ferro.
Para os diabéticos, a Batata Yacon pode ser incluída como um complemento à dieta. Ela possui baixas calorias, ao mesmo tempo em que oferece a sensação de saciedade. O alimento ainda é poderoso para reduzir os níveis de colesterol e ácidos graxos no sangue e aumentar a absorção de minerais.
Para os diabéticos, a Batata Yacon pode ser incluída como um complemento à dieta. Ela possui baixas calorias, ao mesmo tempo em que oferece a sensação de saciedade. O alimento ainda é poderoso para reduzir os níveis de colesterol e ácidos graxos no sangue e aumentar a absorção de minerais.
Abaixo você conhece melhor os benefícios que a batata yacon pode oferecer à saúde e como deve ser seu consumo. A batata inglesa é a mais conhecida e utilizada. Tem um pouco menos de calorias do que a batata doce, mas é um alimento com alto índice glicêmico, composta praticamente por carboidratos, não sendo indicada para diabéticos.
“Em torno de 200g de yacon ou 40g de farinha equivale a aproximadamente 20g de FOS, a dose máxima tolerada por dia. Portanto, não é indicado ultrapassar esse limite”, acrescenta a nutricionista.
A batata inglesa é a mais conhecida e utilizada. Tem um pouco menos de calorias do que a batata doce, mas é um alimento com alto índice glicêmico, composta praticamente por carboidratos, não sendo indicada para diabéticos. Para quem tem a doença, a melhor opção é mesmo a batata yacon.
“No caso da batata doce, apesar de ela possuir maior quantidade de carboidrato (açúcar) em sua porção do que a batata inglesa, a glicemia (glicose no sangue) responde de maneira diferente, pois a glicose (açúcar) tende a subir menos no consumo da batata doce”, comenta a nutricionista.
Como preencher declaração de nascido vivo?
Quais os valores de uma empresa?
Como preencher a ficha de estágio?
Quais situações deve ser preenchida a Declaração de Saída Definitiva do País?
Como imprimir frente e verso na impressora Epson l3110?
Qual o código da Receita para ganho de capital?
Como preencher a carteira de trabalho babá?
Como preencher a ficha da Unimed?
Como podemos ver as bactérias?
Como preencher a DIRF 2021 passo a passo pessoa física?
Como fazer uma FAT do bombeiro?
Como imprimir boleto do Coren 2021?
Como preencher a Guia SP SADT?
Como preencher a ficha do Sinan para tuberculose?
Como pedir reembolso de FGTS pago em duplicidade?
O que é mais preciso para se praticar o slackline?
Como Imprimir com as linhas no Libre Office?