Os argumentos não são verdadeiros nem falsos. Os argumentos dizem-se válidos ou inválidos. Feitas estas considerações, podemos dizer que um argumento dedutivo é válido quando as premissas e a conclusão estão de tal maneira relacionadas que é impossível o caso de as premissas serem verdadeiras e a conclusão falsa.
Nota: Um argumento válido é aquele que é impossível que a conclusão seja falsa se as premissas forem verdadeiras. Porém, validade não diz nada sobre a verdade da conclusão. Diz apenas que a conclusão se segue das premissas. Argumento correto. Um argumento válido pode ter uma conclusão falsa.
«Def 3. Argumento válido. Um argumento é válido se o conjunto das suas premissas tem como consequência a conclusão.»
O branco/a é uma côr. A neve é branca. O conceito de válido não pode dissociar-se completamente do conceito de verdadeiro: válido, no plano dedutivo, significa abstractamente ou formalmente verdadeiro ainda que, em muitos casos, se ligue a conteúdos empírico-ideais materialmente ou idealmente falsos.
A lógica contribui para a análise e avaliação de argumentos mostrando quais são válidos e quais são inválidos. Ao longo da história da lógica, foram desenvolvidos instrumentos para a análise e avaliação de diferentes tipos de argumentos. A lógica silogística e a lógica proposicional são dois exemplos.
Quais são os prazos prescricionais relativos aos créditos trabalhistas?
Como funciona o ISS no Simples Nacional?
Como é a rotina de um enfermeiro no hospital?
Quem pode atuar na sala de AEE?
Quantas questões tem a prova do Encceja?
Quais as Reacoes da radioterapia na mama?
Como funciona bolão da Caixa Quina?
O que significa a relação candidato por vaga?
O que provoca o descolamento da unha?
Como funciona resina no dente?
Como vai funcionar a prova online do Mackenzie?
Qual é o melhor tratamento para melasma?