Novo estudo sugere que a misteriosa substância surgiu nos primeiros instantes do Universo – antes dos átomos que compõem você. É um dos maiores mistérios do Universo. Até onde sabemos, 85% do Cosmos é feito de matéria escura. ... Mas não dá para observar a matéria escura, pois ela não interage com a luz, nem com nada.
Fritz Zwicky
Esse fenômeno ficou conhecido como o problema da rotação das galáxias. Atualmente, a teoria da matéria escura é a candidata mais popular para explicar esse fenômeno. Fritz Zwicky é o "pai" da matéria escura e cunhou o termo do original alemão "Dunkle Materie", cerca de 80 anos atrás.
A conclusão é de que cerca de 68% do universo é feito de energia escura, enquanto a matéria que conhecemos corresponde a apenas 5% do universo. Tudo o que vemos, de galáxias a planetas — incluindo eu e você — é apenas 5% de todo o cosmos. ... Assim, essa matéria invisível representa cerca de 27% do universo.
Sem a Matéria Escura, nosso Universo não existiria da maneira que existe. Estrelas seriam entidades extremamente raras, e grandes galáxias com estrelas semelhantes ao Sol e planetas iguais à Terra seriam praticamente impossíveis. ... O conjunto de evidências que sustenta a existência desse material é esmagador.
O surgimento da matéria se deu a partir da teoria do Big Bang, a grande explosão que ocorreu há 13,7 bilhões de anos. ... Por um fenômeno aleatório, a força gravitacional se desprendeu das outras três, que não se estabilizaram mais, então começou a se expandir, gerando assim a explosão.
É uma parte do Universo que os astrônomos sabem que existe, mas ainda não sabem exatamente o que seja. É matéria, porque se consegue medir sua existência por meio da força gravitacional que ela exerce. E é escura, porque não emite nenhuma luz.
A matéria escura, da mesma forma que a matéria normal (formada de prótons, neutrons e elétrons), possui gravidade, exercendo força de atração sobre a matéria. Ela é chamada escura porque não emite radiação eletromagnética, e portanto não pode ser detectada em nenhuma faixa do espectro eletromagnético.
Essa é a definição sobre a matéria escura. Os astrônomos conseguem medi-la por meio de sua força gravitacional. O termo escuro é determinado pela inexistência de luz. Em suma, essa característica de não emitir nenhum tipo de luz é a causa que dificulta os estudos sobre esse campo do universo.
Como a matéria escura não faz nenhuma dessas coisas, é “invisível”. Ainda assim, sabe-se que ela está lá. Na década de 1930, o astrônomo Fritz Zwicky, um húngaro radicado nos Estados Unidos, calculou a massa de algumas galáxias e percebeu que ela era 400 vezes maior do que sugeriam as estrelas observadas!
O mais provável é que ela seja feita de partículas subatômicas, menores que nêutrons, prótons e elétrons e ainda indetectáveis pelos atuais instrumentos de medição dos cientistas. Para terminar, vale um esclarecimento: apesar da semelhança no nome, matéria escura não tem nada a ver com buraco negro.
O surgimento da matéria se deu a partir da teoria do Big Bang, a grande explosão que ocorreu há 13,7 bilhões de anos. No início só existiam quatro energias, a força nuclear forte e fraca, eletromagnetismo e força gravitacional.
Como prestar serviços para Netflix?
Como funciona a experiência de 45 dias?
Como usar o controle do VR box no iphone?
Quantos botões tem o controle do Nintendo 64?
O que acontece no chá de cozinha?
Como funciona um controle de portão eletrônico?
O que significa ganho proporcional?
Quanto tempo vale o cartão comida boa?
Pode tomar banho com celular à prova d'água?
Como funciona um contrato de PJ?
Como funciona o controle remoto da cerca elétrica?
Qual TV vem com o controle Magic?
O que faz um comitê de Ética em pesquisas científicas?
Como consultar todas as parcelas do financiamento da Caixa?
Como funciona um conversor catalítico?