Atanásio, bispo de Alexandria, “inventou” a Santíssima Trindade no século 4 (Concílio de Niceia, 325). O imperador Constantino gostou da ideia e mandou exilar o teólogo que discordou da proposta, embora a maioria dos bispos do Egito o apoiassem, inclusive Eusébio de Cesareia.
Quase todo mundo sabe que a Santíssima Trindade é a definição de Deus como três pessoas, mas você conhece quem são elas, qual a sua importância e, qual o papel de cada uma delas em nossas vidas? Para te explicar melhor sobre esse conceito e sobre o que o catolicismo acredita, preparamos um texto bem completo sobre esse assunto.
A doutrina cristã da Trindade (do latim trinitas "tríade", de trinus "tripla") [1] define Deus como três pessoas consubstanciais, [2] expressões ou hipóstases: [3] o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; "um Deus em três pessoas". As três pessoas são distintas, mas são uma "substância, essência ou natureza". [4]
A igreja católica adora a Santíssima Trindade por meio de músicas e cânticos em suas missas. Elas falam da adoração ao Pai, que é Deus, ao Filho Jesus Cristo e ao Espirito Santo.
Como os cristãos primitivos do primeiro século desconheciam a doutrina da trindade, esta tinha que ser imposta gradualmente pela Igreja Romana já a partir do segundo século. “Naquele período, a igreja cristã passou a ter conflitos internos por causa de doutrinas estranhas que pretendiam misturar-se às verdades bíblicas.
Como cadastrar no compra e volta?
Como se escreve o som do raio?
Quais modelos de Apple Watch funcionam no Brasil?
Quanto produz uma colmeia por ano?
Qual é o veneno mais poderoso do mundo?
O que fazer para o furúnculo vim a furo?
Quantos anos pode ser aeromoça?
Qual o tipo de telha esquenta menos?
Quais os sintomas da esquizofrenia residual?
Qual a diferença entre 40mm e 44mm?
O que são os atos de um filme?