Ouça em voz altaPausarA derivação regressiva acontece quando há um processo de redução na palavra primitiva. ... Nesse tipo de formação das palavras, os substantivos são chamados de deverbais, já que a principal característica é a perda do –r no final dos verbos.
Ouça em voz altaPausarA derivação regressiva é um tipo de derivação que ocorre por meio da supressão da palavra primitiva, gerando uma derivada. As palavras derivadas são criadas a partir de palavras primitivas, por exemplo: flor (primitiva) e florista (derivada).
Ouça em voz altaPausarA derivação ocorre quando morfemas (prefixos e sufixos) são unidos ao radical da palavra primitiva para originar outras palavras na língua portuguesa. A derivação é realizada pela junção de morfemas derivacionais (prefixos e sufixos) aos radicais das palavras primitivas.
Ouça em voz altaPausarA derivação regressiva é um tipo de derivação no qual se mantém o radical da palavra original, mas há redução da forma, ou seja, subtraem-se da palavra original algumas de suas partes para gerar um novo vocábulo.
Exemplos de substantivos formados por derivação regressiva
Ouça em voz altaPausarA derivação parassintética também conhecida como parassíntese é o nome que se dá a um dos processos de formação de palavras. A construção de um termo através da derivação parassintética ocorre com a junção simultânea de um prefixo e um sufixo a um adjetivo ou substantivo para a formação de um verbo.
Ouça em voz altaPausarAs palavras que compõem o léxico da língua são formadas principalmente por dois processos morfológicos: Derivação (prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria) Composição (justaposição e aglutinação)
Ouça em voz altaPausarÉ o processo pelo qual se obtêm palavras novas (derivadas) pela anexação de afixos à palavra primitiva. A derivação pode ser: prefixal, sufixal e parassintética. ⇒ Prefixal (ou prefixação): a palavra nova é obtida por acréscimo de prefixo. ⇒ Sufixal (ou sufixação): a palavra nova é obtida por acréscimo de sufixo.
Ouça em voz altaPausarDerivação sufixal é um tipo de derivação caracterizado pelo acréscimo de um sufixo a uma palavra primitiva. Esse sufixo pode ser nominal (“ajudante”), verbal (“saborear”) ou adverbial (“atualmente”).
Note que na linguagem popular, são frequentes os exemplos de palavras formadas por derivação regressiva. Veja: o portuga (de português) o boteco (de botequim) o comuna (de comunista) Ou ainda: agito (de agitar) amasso (de amassar) chego (de chegar) Obs.: o processo normal é criar um verbo a partir de um substantivo.
Na Língua Portuguesa, além dos processos de formação de palavras pelo acréscimo de prefixos e sufixos, existem outras formas de derivação. Ocorre quando se acrescenta ao mesmo tempo, um prefixo e um sufixo à palavra primitiva. É a simultaneidade da afixação que constitui a parassíntese.
Observação: os processos de derivação vistos anteriormente fazem parte da Morfologia porque implicam alterações na forma das palavras. No entanto, a derivação imprópria lida basicamente com seu significado, o que acaba caracterizando um processo semântico.
Ouvir: Derivação - Português 0:00 A derivação é um processo de formação de novas palavras pelo acréscimo de afixos a um radical. Observe as palavras em destaque no trecho da música:
Pode comer Amendoeira da praia?
Quantas pessoas vão ter no mundo em 2050?
O que a Bncc fala sobre o brincar na educação infantil?
O que não pode faltar em um escritório?
Quais dificuldades os ciganos tem encontrado nos últimos tempos?
Quais são os tipos de cirurgias eletivas?
Quantos dias vive uma lacraia?
Qual o melhor remédio para dor na coluna lombar?
É errado estudar de madrugada?
Quais os 9 certos na administração de medicamentos?
É dever de todo condutor de veículo dar preferência de passagem?
Quantos litros de diesel cabe no tanque da Amarok 2016?