Ouça em voz altaPausarA derivação regressiva acontece quando há um processo de redução na palavra primitiva. ... Nesse tipo de formação das palavras, os substantivos são chamados de deverbais, já que a principal característica é a perda do –r no final dos verbos.
Ouça em voz altaPausarA derivação regressiva é um tipo de derivação que ocorre por meio da supressão da palavra primitiva, gerando uma derivada. As palavras derivadas são criadas a partir de palavras primitivas, por exemplo: flor (primitiva) e florista (derivada).
Ouça em voz altaPausarA derivação ocorre quando morfemas (prefixos e sufixos) são unidos ao radical da palavra primitiva para originar outras palavras na língua portuguesa. A derivação é realizada pela junção de morfemas derivacionais (prefixos e sufixos) aos radicais das palavras primitivas.
Ouça em voz altaPausarA derivação regressiva é um tipo de derivação no qual se mantém o radical da palavra original, mas há redução da forma, ou seja, subtraem-se da palavra original algumas de suas partes para gerar um novo vocábulo.
Exemplos de substantivos formados por derivação regressiva
Ouça em voz altaPausarA derivação parassintética também conhecida como parassíntese é o nome que se dá a um dos processos de formação de palavras. A construção de um termo através da derivação parassintética ocorre com a junção simultânea de um prefixo e um sufixo a um adjetivo ou substantivo para a formação de um verbo.
Ouça em voz altaPausarAs palavras que compõem o léxico da língua são formadas principalmente por dois processos morfológicos: Derivação (prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria) Composição (justaposição e aglutinação)
Ouça em voz altaPausarÉ o processo pelo qual se obtêm palavras novas (derivadas) pela anexação de afixos à palavra primitiva. A derivação pode ser: prefixal, sufixal e parassintética. ⇒ Prefixal (ou prefixação): a palavra nova é obtida por acréscimo de prefixo. ⇒ Sufixal (ou sufixação): a palavra nova é obtida por acréscimo de sufixo.
Ouça em voz altaPausarDerivação sufixal é um tipo de derivação caracterizado pelo acréscimo de um sufixo a uma palavra primitiva. Esse sufixo pode ser nominal (“ajudante”), verbal (“saborear”) ou adverbial (“atualmente”).
Note que na linguagem popular, são frequentes os exemplos de palavras formadas por derivação regressiva. Veja: o portuga (de português) o boteco (de botequim) o comuna (de comunista) Ou ainda: agito (de agitar) amasso (de amassar) chego (de chegar) Obs.: o processo normal é criar um verbo a partir de um substantivo.
Na Língua Portuguesa, além dos processos de formação de palavras pelo acréscimo de prefixos e sufixos, existem outras formas de derivação. Ocorre quando se acrescenta ao mesmo tempo, um prefixo e um sufixo à palavra primitiva. É a simultaneidade da afixação que constitui a parassíntese.
Observação: os processos de derivação vistos anteriormente fazem parte da Morfologia porque implicam alterações na forma das palavras. No entanto, a derivação imprópria lida basicamente com seu significado, o que acaba caracterizando um processo semântico.
Ouvir: Derivação - Português 0:00 A derivação é um processo de formação de novas palavras pelo acréscimo de afixos a um radical. Observe as palavras em destaque no trecho da música:
O que precisa para abrir uma empresa com sócio?
Quais são as cadeias alimentar?
Como funciona o Plex Media Server?
Como fazer uma equação de combustão?
Como abrir um pequeno negócio de trufas?
Como se transforma em Oozaru Dourado?
O que é bom para vender de porta em porta?
O que preciso para montar uma empresa de silk?
Como montar uma prestadora de serviços domésticos?
Qual número e XIV em cardinais?
Como se trata de um miniconto Identificam-se nele elementos?
O que posso fazer para me desenvolver profissionalmente?
Como aconteceu e desenvolveu ao longo do tempo as democracias no Brasil?
Quais as formas de transmissão da poliomielite?
O que eu faço para minha sogra gostar de mim?
Como se desenvolve a socialização nas sociedades modernas?
O que é Assistive Touch iPhone?
Quantas e quais as fases pelas quais passou o Direito Comercial em sua evolução?