O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança. Nos díspares campos de conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma intencional e organizada pelo professor, já que a brincadeira é intercessora de aprendizagens significativas na Educação Infantil.
A criança ao brincar, pensa e analisa sobre sua realidade, cultura e o meio em que está inserida, discutindo sobre regras e papéis sociais. Ao brincar a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, favorecendo o desenvolvimento da autoconfiança, curiosidade, autonomia, linguagem e pensamento.
Com a LDB 9394/96, a Educação Infantil passa a ter um novo olhar. É na primeira infância que a criança forma a sua personalidade, por isso a importância de uma escola que acredite na brincadeira, nos jogos e dê a oportunidade da criança se descobrir, descobrir o outro e interagir com os colegas através dela.
Cuidar e educar
A BNCC valida e reforça esse conceito de que as ações de cuidado estão plenamente integradas com as ações de conhecer e explorar o mundo, criando campo propício para a sistematização dos conhecimentos, que acontece na etapa posterior do Ensino Fundamental.
Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza suas emoções. O principal objetivo da brincadeira é explorar.
37 curiosidades que você vai gostar
Além de ser divertido, o brincar proporciona diversas coisas boas: estimula o conhecimento do próprio corpo, a força, a elasticidade, o desempenho físico, o que promove um melhor desenvolvimento motor; favorece o raciocínio, estimula a criatividade e a imaginação; a brincadeira em grupo facilita o convívio social, ...
Educativos: as brincadeiras ajudam as crianças a desenvolver as habilidades que são as base do aprendizado da leitura, da escrita e das matemáticas. Sociais: as brincadeiras oferecem oportunidades de socialização com os pares da mesma idade, de aprender a entender os outros, de se comunicar e de negociar.
O CUIDAR E O EDUCAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
O cuidar e educar consiste em compreender que o espaço e o tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade.
O direito ao brincar além de ser reconhecido pela CF de 1988 é previsto no ECA em seu artigo 16, IV, onde cita: “o direito a liberdade compreende os aspectos dentre eles: brincar, praticar esportes e divertir-se”.
Quanto devo guardar por mês para ter um milhão?
Como fazer um e-mail de recuperação de senha?
Como Roubar no baralho no Truco?
Como saber se o controle de Xbox 360 está funcionando?
O que é quando o cachorro está com a gengiva branca?
Como saber se o cachorro está acima do peso?
Qual é a base do relaxamento do Beleza Natural?
Como lidar com cachorro territorialista?
O que é preciso para colocar azulejo?
Como saber se o cachorro vai morrer de velhice?
Quando vai liberar os 5 da margem do consignado?
Sou fisioterapeuta como emitir nota fiscal?
Qual companhia aérea aceita boleto?
Como prender bromelias em árvores?
Como investir seu dinheiro e ter um retorno rápido?