Tudo o que entra em contato com o couro cabeludo, que gera vermelhidão, irritação, ardência e coceira pode estar relacionado com algum quadro de alergia ou dermatite de contato.
4) Usar shampoos com pH ácido: também conhecido como “pH fisiológico” para o cabelo, ele ajuda a controlar a sensibilidade da região. 5) Lavar o cabelo com água fria ou morna: a temperatura do banho faz toda diferença para quem tem o couro cabeludo sensível.
Um couro cabeludo vermelho é tipicamente um sinal de irritação¹. Quando o corpo responde, pode enviar mais sangue à superfície da pele para lidar com o agente irritante.
O tratamento para micose no couro cabeludo precisa ser orientado por um dermatologista e, normalmente, é feito com o uso de antifúngicos orais e shampoos para eliminar os fungos da cabeça, aliviando os sintomas....Alguns exemplos são:
Betnovate® capilar é indicado para o tratamento da lesão inflamatória do couro cabeludo, tais como psoríase, dermatite seborreica e dermatites associadas à intensa descamação.
Queimaduras. Além de compostos químicos, outras situações também podem provocar queimaduras com consequente ardência no couro cabeludo. O uso incorreto de aparelhos térmicos como, por exemplo, chapinha e secador, é um dos desses casos.
Sentir coceira ou dor no couro cabeludo não é comum. Ao coçar a cabeça, as unhas fazem um 'buraco' e permitem a entrada de bactérias presentes no couro cabeludo e nas unhas, levando a uma inflamação da pele, conhecida como foliculite capilar.
Um ponto importante para se refletir é se a dor no couro cabeludo é o único incômodo ou se está associada a outros sintomas. Isto certamente servirá como ponto de partida para o médico investigar o quadro. Para exemplificar, confira possíveis causas da dor no couro cabeludo associada à tontura:
Em alguns casos, a dor de cabeça também pode provocar dor no couro cabeludo. O estresse, depressão e ansiedade podem causar dor ou piorar os sintomas, podendo causar também tensão muscular.
Infecções. Infecções como a foliculite e o carbúnculo podem afetar os folículos do cabelo e causar sensibilidade no couro cabeludo, tornando-o dolorido, sensível e quente ao toque, sendo mais frequente em pessoas com diabetes, com doenças da pele, como eczema ou aquelas que tenham o sistema imune fragilizado.
Lúpus: Bárbara comenta que a dor no couro cabeludo e também pontadas na cabeça, entre outros sintomas, podem ser provenientes do lúpus, doença autoimune em que o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos. Eliete reforça que a pessoa pode sentir as pontadas de diferentes maneiras, variando em intensidade e localização.