Para plantas novas, ou em brotação ou floração, diluir a calda bordalesa, acrescentando mais 10 litros de água (concentração de 0,5%). Evite aplicar em horários de sol quente.
Deve-se usar a calda no máximo até o terceiro dia após o seu preparo. Não aplicar a calda em altas concentrações, por provocar queima em tecidos jovens, principalmente sobre plantas novas ou em fase de brotação.
A calda bordalesa é um fungicida que serve para controlar várias doenças que atingem as plantações. Dessa forma, pode controlar doenças causadas por fungos, como o míldio, ferrugem, requeima, pinta preta, cercosporiose, etc.
- Alface e chicória: para míldio e podridão de esclerotínia, usar 1 parte de calda para 1 parte de água. - Couve e repolho: para míldio e alternaria em sementeira, diluir 1 parte de calda para 1 parte de água. - Abobrinha e pepino: para míldio e outras manchas foliares, diluir 1 parte de calda em 1 parte de água.
As aplicações são realizadas na forma liquida em pulverizações foliares e na forma de pasta no momento da poda (PREPARO DE PASTA BORDALESA). Aplique desde a fase de vegetação até a fase de maturação das frutas com intervalos de 10 a 15 dias entre uma aplicação e outra.
20 curiosidades que você vai gostar
É um insumo que pode ser fabricado pelos agricultores (ver ficha de preparo de calda bordalesa) e é utilizada em diversas hortaliças (verduras) para controlar doenças. A bordalesa, como é chamada popularmente, também serve para nutrir as plantas com cálcio através da cal, e cobre através do sulfato de cobre.
Utilizar a calda bordalesa logo após o preparo ou em até 3 dias. Como aplicar: A calda deve ser pulverizada nas folhas das plantas. Aplicar desde a fase vegetativa até a fase de maturação dos frutos, com os intervalos de 10 a 15 dias entre as aplicações.
Para plantas novas, ou em brotação ou floração, diluir a calda bordalesa, acrescentando mais 10 litros de água (concentração de 0,5%). Evite aplicar em horários de sol quente.
A calda bordalesa Bordasul - Tem um ótimo custo/benefício, pois está pronta para o uso, não necessitando de mistura É uma excelente opção para o agricultor que procura praticidade e rapidez. A calda bordalesa Bordasul é ainda mais exclusiva por dar mistura totalmente homogênea com Sulfocal.
Aplicação da calda bordalesa no cultivo
Para aplicar em plantas mais novas, é recomendado diluir 1L de solução em 10L de água, para evitar danos na estrutura das plantas.
O Sulfato de Cobre Cupro Dimy pode ser utilizado em plantas ornamentais, hortaliças, frutíferas e bonsais para prevenir o aparecimento de fungos como podridão das raízes, antracnose, ferrugem, entre outras. Deve ser utilizado sem a mistura de qualquer outro produto.
Experimente usar um chá forte de cavalinha, uma erva medicinal super potente. Ferva 1 litro de água, desligue, coloque 400 g de cavalinha picada, tampe e espere uns 15 minutos. Coe, deixe esfriar e borrife a planta, frente e verso, uma vez por semana, durante um mês.
A pasta bordalesa é utilizada em cortes ou ferimentos no tronco e nos ramos de frutíferas para evitar a entrada de doenças e o ataque de insetos. A pasta bordalesa deve ser usada após a poda de frutíferas.
O ideal é usar a cal virgem. Caso necessite substituir, use 300 g de cal hidratada. Importante! A mistura deve ser sempre realizada colocando o sulfato de cobre (azul) na cal (branca) e nunca ao contrario, pois a reação que ocorrera formará uma pasta, perdendo sua qualidade.
Para preparar a calda bordalesa separe 200 gramas de sulfato de cobre, mais 200 gramas de cal virgem, 20 litros de água e dois recipientes de madeira ou de plástico, Num dos recipientes, coloque dez 10 litros de água.
Aplique em dias de sol, borrifando toda a planta ( alguns orquidófilos, passam a mistura com pincel, em pseudobulbos como nas Catasetum). Após o preparo, usar a mistura em 24h, pois a mesma oxida e reaplicar em 15 dias. As plantas já infectada, devem lavadas, retiradas as partes já contaminadas, antes da pulverização.
A calda bordalesa tem se mostrado eficiente no controle de doenças causadas por fungos. Para preparar cinco litros de calda são necessários cerca de 50 gramas de cal virgem e 50 gramas de sulfato de cobre. Os produtos devem ser dissolvidos separadamente e a solução de sulfato deve ser derramada sobre a cal.
Como aplicar:
A calda deve ser pulverizada nas folhas das plantas. Aplicar desde a fase vegetativa até a fase de maturação dos frutos, com os intervalos de 10 a 15 dias entre as aplicações. Aplique a calda com temperaturas amenas (temperaturas nem muito quente e nem muito frias).
Para evitar este acontecimento, deve-se fazer um teste com um canivete ou faca de ferro, pingando sobre a lâmina uma gota da calda. Se após três minutos se formar uma mancha avermelhada no local da gota, é sinal de que a calda está ácida.
Controle biológico - O controle biológico natural do psilídeo é realizado por joaninhas, aracnídeos, crisopídeos, etc. Controle químico - Realizar pulverizações com inseticidas específicos, registrados para as culturas.
Pingar na lâmina uma gota de água. Poucos minutos depois, se ficar uma mancha no local, quer dizer que a calda bordalesa está ácida.
...
Para obter 1 litro dessa Calda Bordalesa:10 gramas de sulfato de cobre.10 gramas de cal.1 litro de água.
Como agir em uma crise de asma?
Qual o número ligar para saber se tem direito ao PIS?
Quantas questões preciso acertar para passar na cpa-10?
Quando eu começo a seguir uma pessoa no Facebook ela fica sabendo?
Como funciona o Windows Media Player passo a passo?
Como ativar o aplicativo do Banco do Brasil no celular?
O que acontece quando um homem tomar hormônio masculino?
Qual a frequência da Band na parabólica?
O que fazer para ter sangue frio?
Como impedir que arquivos apagados sejam recuperados?
Como usar o certificado digital A1?
Como agir nos primeiros dias de aula?
O que fazer com uma pessoa que se afogou?
Como traduzir uma página 2021?
Como travar uma célula para cálculo no Excel?
Como soldar alumínio fundido com estanho?
Não foi possível abrir o teclado virtual?