Responder como verbo transitivo indireto Com apenas um complemento, o verbo responder é um transitivo indireto, cuja regência é feita com a preposição a, quer o complemento se refira a pessoas ou a coisas. Respondeu ao professor. Respondeu à mãe. Respondeu aos familiares.
A forma correta é: respondeu ao exercício ou respondeu ao professor. Com apenas um complemento, o verbo responder é transitivo indireto, exigindo a preposição a, quer se refira a pessoas, quer se refira a coisas.
Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.
O verbo responder pode ser classificado como intransitivo (que não necessita de complemento), transitivo indireto (complementado por objeto indireto) e transitivo direto (complementado por objeto direto). ... Único complemento: havendo apenas um complemento, o verbo é classificado como transitivo indireto.
Quem obedece, obedece a alguém (quem) ou algo (o quê). “O estudante obedeceu às normas escolares” (a preposição aparece novamente para dar sentido a frase que mais uma vez fica formada por: sujeito + verbo transitivo + preposição a + objeto indireto).
Responder a pergunta ou responder à pergunta? O verbo "responder" é transitivo indireto. O correto é dizer : Responder à pergunta.
d) Quando o verbo responder possui o sentido de “ser responsável”, “responsabilizar-se”, “fazer as vezes”, é um verbo transitivo que pede objeto indireto acompanhado da preposição “por”: Exemplo: Os pais respondem pelos filhos menores.
Mas, nesse caso, não pode não, tá? Mas, sim, na maioria das vezes, o verbo “responder” é transitivo indireto, mesmo que não esteja ligado ao complemento pessoa. Sendo assim, a frase correta será: “Eu respondo a questões ou às questões (se precisar de artigo) de provas todos os dias”.
Tem mais depois da publicidade ;) Responder as questões ou responder às questões? Saiba que o verbo em questão se classifica com transitivo indireto mesmo quando o complemento dele não se referir à pessoa, como é o que ocorre no exemplo em questão.
Saiba se deve responder. Se for alguém que você tratou mal, peça desculpas e se afaste. Não tente virar amigo de alguém que desrespeitou você. Pareça mais inteligente usando um vocabulário mais rebuscado e sabendo exatamente o que dizer. Não use insultos infantis, como “é você” ou “você já se olhou no espelho?
Considerando as diferentes situações sociais em que estiver envolvido, você poderá responder de maneiras diferentes. Responda com "Estou bem, obrigado" ou "Tudo bem, obrigado". Essas são boas formas de responder ao conversar com um colega ou com alguém que acabou de conhecer.
Essas são boas formas de responder ao conversar com um colega ou com alguém que acabou de conhecer. Você também pode usar essas respostas no trabalho, com o chefe, um cliente ou sócio. Diga "Nada mal" ou "Tudo ótimo" quando quiser transparecer positividade e ser amigável.
Outras querem impressionar ou chamar a atenção para si como, por exemplo, um colega que critica seu trabalho em frente a um supervisor. Há ainda pessoas que não percebem que estão incomodando ou simplesmente não conseguem se comunicar de uma forma mais respeitosa, pois nunca foram tratados assim.
Qual o valor do excesso de bagagem internacional?
Qual a idade mínima para o segurado facultativo?
Porque a resina epóxi é tóxica?
Qual o procedimento para fazer uma união estável?
Qual é a quinta maior população do mundo?
Como iluminar a piscina depois de pronta?
Qual é o Antonimo de horrível?
Quantas notas cabem no envelope de depósito caixa?
Como saber se o parafuso e de inox?
Quanto precisa para ser private Itaú?
Quanto tempo um brasileiro pode ficar na França?
O que fazer para esquentar tartarugas?
Qual é o conceito de percepção?