Mas foi somente com a aprovação de nova lei eleitoral, em 1932, que as mulheres em todo o Brasil conseguiram alcançar o direito a participar do mundo político.
“O movimento sufragista tem suas origens na urbanização e na industrialização do século XIX”, diz a historiadora Lidia Possas, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Quando mudaram do campo para as cidades, para trabalhar nas fábricas, as mulheres passaram a se conscientizar mais de seus direitos.
O movimento sufragista lutava pelo direito das mulheres poderem votar. No Brasil esse movimento surgiu no final do século XIX. Além de não terem direito ao voto, as mulheres ficavam excluídas da política, não podendo candidatar-se aos cargos existentes.
A principal reivindicação das sufragistas está no campo dos direitos políticos: o direito de votar e ser votada. Por que é tão importante ter direitos políticos? No campo da política é que as leis são feitas e os recursos públicos alocados e transformados em programas governamentais.
Com a conquista do direito ao voto por países como Inglaterra e EUA, o movimento sufragista ganhou ainda mais força por aqui. O fato de muitas sufragistas fazerem parte da elite política brasileira facilitou a obtenção do voto feminino no Brasil, mais cedo do que a maioria dos países latino-americanos.
As suffragettes, lideradas por Emmeline Pankhurst, eram uma dissidência do movimento britânico sufragista pacífico. Com o lema “Ações, não palavras”, elas realizam atos de violência política e estavam dispostas a serem presas e mortas pela causa.
Quantos sacos de cimento para 1 metro cúbico de argamassa?
Qual o tamanho da fonte para tabela?
Qual adubo posso usar em suculentas?
O que são jogos de criatividade sintonia e meditação?
Para que serve a árvore do pinheiro?
Qual é o tipo de economia do Brasil?
Quais são as características das práticas pedagógicas?
Quanto tempo arroz pode ficar na geladeira?
Com quantos dias a menstruação pode atrasar?
O que significa veículo sem gravame?
Quando um usuário do SUS e mal atendido por descaso ou irresponsabilidade de profissionais?