O Credo Niceno é uma profissão de fé adotada do Primeiro Concílio Ecumênico reunido na cidade de Niceia da Bitínia (atual İznik, Turquia) em 325.
O nome "niceno-constantinopolitano" indica uma suposta relação com o Primeiro Concílio de Niceia 325 d.C.), no qual foi adotado um credo semelhante (o Credo Niceno), e com o Primeiro Concílio de Constantinopla (381 d.C.), o qual teria revisto o texto de 325.
O nome do Credo origina-se antes da quinta década d.c., de que por inspiração do Espírito Santo, após o Pentecostes, cada um dos Doze Apóstolos ditou uma parte do credo. Ele é tradicionalmente dividido em doze artigos. ... Portanto, nada é dito explicitamente sobre a divindade de Jesus ou do Espírito Santo.
Creio(Credo) Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna.
O credo de Atanásio, com quarenta artigos, é um tanto longo para um credo, mas é considerado por Archibald A. Hogde “um majestoso e único monumento da fé imutável de toda a igreja quanto aos grandes mistérios da divindade, da Trindade de pessoas em um só Deus e da dualidade de naturezas de um único Cristo.”
-O chamado símbolo de São Atanásio. ... Sua grande autoridade prove do feito de que é o símbolo que guarda a Igreja Romana, a que foi sede de Pedro, o primeiro dos apóstolos, e a qual ele levou a doutrina comum. O Credo Niceno-Constantinopolitano, é maior por ser mais explicito.
A diferença entre os credos apóstolos e nicenos é que o credo dos apóstolos é usado durante o batismo, enquanto o credo niceno está principalmente relacionado com a morte de Jesus Cristo. É recitado durante a Quaresma e a Páscoa.
O Credo do Povo de Deus é uma profissão de fé que o Papa Paulo VI publicou com o motu proprio Solemni hac liturgia de 30 de junho de 1968.
Há também muitas outras diferenças. São poucos os estudiosos que acreditam que o Credo niceno-constantinopolitano seja uma amplificação do Credo de 325. Só num sentido lato o Credo posterior pode ser chamado niceno, isto é, em conformidade com a fé proclamada em Niceia.
Como o credo foi originado nos primórdios do cristianismo, ele não abrange alguns assuntos cristológicos definidos no Credo Niceno e em outros credos cristãos. Portanto, nada é dito explicitamente sobre a divindade de Jesus ou do Espírito Santo.
O Credo dos Apóstolos (em latim: Symbolum Apostolorum ou Symbolum Apostolicum), às vezes chamado de Símbolo dos Apóstolos, é uma profissão de fé cristã, um ...
O credo não aparece na Bíblia, porém é baseado nela. A Oração do credo é importante porque expressa a verdadeira crença dos fiéis católicos. Cada afirmação no credo é baseada na bíblia, como por exemplo, em seu início: “Deus Pai, Todo Poderoso, Criador dos céus e da terra”, que é encontrado em Gênesis 1:1 e 17:1.
Como está o mercado de maquiagem no Brasil?
Em que ano se passa Guerra Civil Marvel?
Quanto é a classe média no Brasil?
Qual é o objeto de estudo da lógica?
Qual comprimento de onda é maior?
Como aqueles que não tem esperança?
Como se iniciou a industrialização?
Quem pode participar do processo de licitação?
O que significa contagem do prazo do Ato expedida?
O que significa a palavra de baixo calão?
Quem tem grau alto pode fazer cirurgia?
Quais os impactos negativos para o meio ambiente?
Como renovar procuração no cartório?
Quais são as vantagens de ser uma pessoa autêntica?
Qual a diferença de vulnerabilidade absoluta e relativa?
Como é a dor de pedras nos rins?
Como deve atuar O Assistente Social no Cras?