A psicanálise, ao colocar a linguagem como marca do humano, possibilita uma aproximação com as questões da educação, principalmente no que diz respeito à importância que o professor deve atribuir àquilo que a criança diz, bem como ao que é dito a ela.
Os estudos sobre o aluno e a aprendizagem de Sigmund Freud que foram de grande relevância para o meio academico, eles ajudaram a nortear o pensamento dos gestores com relação as criança e auxiliaram na facilitação do entendimento do processo de aprendizagem para as pessoas.
O dicionário de termos de psicanálise de Freud (CUNHA, 1970) define educação como “um incitamento à conquista do princípio do prazer e em sua substituição pelo princípio da realidade” (p. 54). Uma de suas funções é inibir, proibir, suprimir; exercer o representante da lei e das exigências sociais.
No início de cada ano letivo,quando as crianças retornam ou iniciam as atividades escolares, as mesmas passam por um processo de adaptação. A Psicanálise revela o quanto a palavra da criança pode ser encoberta, através de conteúdos de transferências, pela fala dos adultos. ...
A relação professor-aluno. Uma das maiores contribuições da Psicanálise foi a de permitir uma nova abordagem da relação aluno e professor. Além da transmissão de saber, há uma ligação entre os aspectos cognitivos e afetivos dessa interação.
Para a maioria das pessoas “educar” é uma obrigação exclusiva das escolas e de seus respectivos profissionais, se esquecendo que Educar é uma função de todos, tanto dos pais quanto dos educadores.
Vygotsky atribui importância a linguagem, pois além da função comunicativa, ela é essencial no processo de transição do interpessoal em intramental; na formação do pensamento e da consciência; na organização e planejamento da ação; na regulação do comportamento e, em todas as demais funções psíquicas superiores do ...
Em seu artigo “O interesse educacional da psicanálise”, Freud diz (1996, p. 190), que “Somente alguém que possa sondar as mentes das crianças será capaz de educá-las e nós, pessoas adultas, não podemos entender as crianças porque não mais entendemos a nossa própria infância”.
De acordo com Kupfer (1989) Freud acreditava que a educação era uma missão quase que impossível de se realizar, pois para ele para bem educar é imprescindível que o educador entre em contato com a própria infância, porém aos olhos dos psicanalistas, esta infância não está mais acessível, pois seus conteúdos foram todos ...
A gestão do conhecimento habilita as empresas em última instância para a geração de valor e aumento da competitividade. A importância da gestão do conhecimento pode ser demonstrada por meio de sua falha ou inexistência de sistemas apropriados.
Constroem-se conhecimentos nas interações com outras pessoas, com o meio físico e natural.
Isso deve ser feito com o objetivo claro de evoluir o conhecimento organizacional como um todo. As certificações individuais e horas de treinamento são bons indicadores do potencial de contribuição das equipes, mas não são suficientes para medir o nível de conhecimento e geração de valor nas empresas.
É um dos tipos mais abrangentes do conhecimento humano, pois está baseado nas vivências particulares e sociais, partilhadas por meio de trocas de experiências e das relações hereditárias.
O que é o sistema Lean Manufacturing?
Quantas recargas faz um carregador portátil de 5000mah?
É obrigatório ser obeso para lutar sumô?
Pode fazer Ventosa todos os dias?
Qual a diferença entre matéria e disciplina?
Qual a cor de olhos mais rara?
Como saber se o vendedor do Amazon é confiável?
Qual a finalidade do dimensionamento?
Em que momento se consuma o crime de extorsão?
O que significa daisuki da yo?
Porque todo número elevado a 1 é ele mesmo?
O que que significa a palavra unilateral?
Quantos tipos de EPI vestimenta existem?
É possível engravidar com a mão suja?