É utilizada como parâmetro para medir o nível de concentração de matéria em um determinado volume. Isso significa que quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada em um determinado volume. Por outro lado, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.
Conforme se observa na expressão matemática da densidade, ela é inversamente proporcional ao volume. Isso significa que, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade.
Se colocarmos um material no estado sólido sobre um líquido, ele poderá flutuar (se for menos denso que o líquido) ou afundar (se for mais denso que o líquido).
A densidade depende, em primeiro lugar, do material em questão e, em segundo lugar, da temperatura deste material. Um aquecimento, por exemplo, provoca a dilatação do material (aumento de volume), o que interfere no valor da densidade.
Quanto à massa, é a quantidade de matéria em si, e não depende de condições ambientais: um quilograma de água tem a mesma quantidade de moléculas aqui ou em qualquer outro lugar. A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa, sendo uma propriedade intrínseca do material: d = m/V.
A densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. Ouvir: Densidade - Brasil Escola 0:00
Assim, conhecendo a massa de uma amostra de um elemento e o volume ocupado por ela, conseguimos determinar facilmente sua densidade. Quando estamos lidando com elementos químicos, temos o hábito de nos reportarmos à Tabela Periódica para verificar algumas informações e características deles.
Assim, ao estudar sobre um elemento químico, podemos também analisar sua densidade a partir da Tabela Periódica. OBS.: É importante ressaltar que a densidade é uma propriedade absolutamente experimental, ou seja, para determiná-la, é necessário pesar uma amostra e determinar o seu volume.
Unidades de medida para a densidade A unidade de medida da densidade, no Sistema Internacional de Unidades, é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, ela costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).