O Aprendiz Legal propõe uma gestão compartilhada: o orientador do aprendiz na empresa e o empresário podem participar efetivamente do programa, acompanhando on line o desenvolvimento do jovem e apontando para a instituição formadora o que deve ser ajustado.
Quem pode participar? Os jovens precisam estar na faixa etária de 14 a 24 anos incompletos (exceto no caso de pessoas com deficiência, quando não há limite de idade) e estar cursando ou ter terminado o Ensino Básico/Médio.
Jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência.
Vaga de jovem aprendiz: como conseguir a sua?
O projeto Aprendiz Legal foi criado pela Fundação Roberto Marinho, com base na Lei Federal 10.097 /2000, que determina que empresas de médio e grande porte devem contratar de 5% a 15% de aprendizes, consideradas...
Quem pode ser jovem aprendiz?
O programa Jovem Aprendiz, como dito, abarca adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. Mas só pode participar quem esteja cursando a escola regular, caso ainda não tenha concluído o ensino fundamental, e matriculado em uma instituição de ensino técnico-profissional conveniada com a empresa.
Quem pode ser jovem aprendiz? Para participar do programa é preciso ter entre 14 e 24 anos e estar matriculado ou já ter concluído o Ensino Médio. Estudantes de escolas públicas podem ter preferência na seleção e a frequência e o desempenho escolar também podem ser diferenciais no processo de recrutamento.
15 dias em média.
Podem ser aprendizes jovens entre 14 e 24 anos, que estejam matriculados e frequentando a escola, caso não tenha concluído a educação básica. O programa está presente em 26 estados e conta com mais de 1.000 instrutores Mais de 120.000 jovens contratados no Aprendiz Legal em todo país atualmente.
Os conhecimentos, valores e princípios inseridos no currículo do Aprendiz Legal visam o desenvolvimento de competências que tornarão o aprendiz mais autônomo e pró-ativo. A avaliação também é por competências: indicadores específicos orientam os educadores na observação do desempenho de cada aprendiz.
Como funciona o programa jovem aprendiz? Aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo também capacitação específica na área em que esteja empregado. A legislação determina que médias e grandes empresas tenham de 5% a 15% de seus funcionários como aprendizes. O jovem pode trabalhar, no máximo, dois anos como aprendiz.
A jornada do aprendiz é de seis horas diárias, podendo chegar a oito horas, no máximo, se já tiver terminado o ensino fundamental e nesse tempo for computado as horas de aprendizagem teórica. Não pode fazer hora extra nem trabalho noturno, entre 22h e 5h.
O que é mais barato papel de parede ou adesivo?
Qual é o nome do novo continente?
Qual a altura do pé de limão siciliano?
Quanto ao conhecimento o ceticismo destaca?
Quanto tempo um pelo demora para nascer?
Qual a diferença entre neuróticos e psicóticos?
Tem que ser inteligente para jogar xadrez?
Como comprovar contrato de locação verbal?
Quais são os tipos de ventilação mecânica?
Como excluir sócio do eSocial?
Quais são os exemplos de soluções?
O que criança gosta de ganhar de aniversário?
Qual a doença causada por Staphylococcus aureus?