Podemos prever através da densidade. Para flutuar o elemento deverá ter menor densidade que a água, já para ficar na parte inferior e a água na parte superior este deve ter maior densidade que a água.
A densidade da água é 1,0 g/mL, do gelo é 0,9 g/mL e do álcool é 0,7 g/mL. Dessa forma, entre o gelo e a água, o gelo tem menor densidade, por isso ele flutua.
A combinação entre as densidades permite prever se um corpo irá afundar ou flutuar em certo líquido. Imagine por exemplo, que uma bolinha de gude (d = 2,7 g /cm3) e um pedaço de isopor (d = 0,03 g/cm3) sejam colocados num frasco com azeite de oliva (d= 0,92g/cm3).
Ela estabelece que: a) Para um corpo flutuar, é necessário que sua densidade seja menor que a densidade do líquido; b) para um corpo afundar, é necessário que sua densidade seja maior do que a densidade do líquido; c) se as densidades do corpo e do líquido forem iguais, o corpo fica em uma situação limite, imerso e em ...
primeiro, a densidade do objeto é o que influencia se ele afunda ou bóia, segundo a tora de madeira independente do tamanho ela irá bóia por causa da sua densidade que é baixa, o prego como é um metal, sua densidade é muito grande, fazendo com que ele afunde.
Afundar ou boiar depende da relação entre a densidade do corpo e a densidade do que está em volta do corpo – no caso, a água. Se o corpo for mais denso que a água, ele afunda. Mas se for menos denso que a água, o corpo boia.
Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.
Uma forma simples de saber se o corpo afundará ou não é comparando a densidade entre o objeto e o líquido, assim, caso o objeto possua uma densidade menor que o líquido ele irá boiar.
Então, a água possui uma propriedade chamada de TENSÃO SUPERFICIAL que consiste nas ligações entre moléculas da própria água e essas ligações são tão fortes que conseguem suportar pequenos insetos que passam sobre a água ou objetos cono o clipes, colocados cuidadosamente.
Em parte. "Para compreender a flutuação é preciso considerar não só o peso ou o tamanho dos corpos, mas a interação entre a massa e o volume, ou seja, sua densidade", afirma o professor de Física Marcos Pires Leodoro, do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo.
O fato de a água líquida, por exemplo, possuir uma densidade de 1 g/cm 3, e a água sólida (gelo), de 0,92 g/cm 3, permite-nos entender por que o gelo flutua na água.
Antes disso, precisamos determinar experimentalmente o volume e a massa de uma ou mais amostras desse líquido. Exemplos de resultados dessas determinações são: 1.000 cm 3 de água têm massa 1.000 g. Com esses dados chegamos a:
Como colocar o mouse em auto click?
Como transferir todas as músicas de um CD para um pen drive?
Como passar o verbo para o Simple Past?
É possível passar no Enem com 2 meses de estudo?
Como transferir jogos do PS4 para o HD externo?
Como transferir os arquivos do SSD para o HD?
Quantos pontos precisa para passar em Psicologia na Federal?
Quantas horas de estudo por dia para passar na OAB?
Como fazer para entrar na PUC?
Como saber se um All Star e falsificado?
Como passar lençol sem ser de elástico?
Como instalar APK no pen drive?
Quais os primeiros sinais de AVC?
Como passar Amazon Prime na TV Philco?