Podemos prever através da densidade. Para flutuar o elemento deverá ter menor densidade que a água, já para ficar na parte inferior e a água na parte superior este deve ter maior densidade que a água.
A densidade da água é 1,0 g/mL, do gelo é 0,9 g/mL e do álcool é 0,7 g/mL. Dessa forma, entre o gelo e a água, o gelo tem menor densidade, por isso ele flutua.
A combinação entre as densidades permite prever se um corpo irá afundar ou flutuar em certo líquido. Imagine por exemplo, que uma bolinha de gude (d = 2,7 g /cm3) e um pedaço de isopor (d = 0,03 g/cm3) sejam colocados num frasco com azeite de oliva (d= 0,92g/cm3).
Ela estabelece que: a) Para um corpo flutuar, é necessário que sua densidade seja menor que a densidade do líquido; b) para um corpo afundar, é necessário que sua densidade seja maior do que a densidade do líquido; c) se as densidades do corpo e do líquido forem iguais, o corpo fica em uma situação limite, imerso e em ...
primeiro, a densidade do objeto é o que influencia se ele afunda ou bóia, segundo a tora de madeira independente do tamanho ela irá bóia por causa da sua densidade que é baixa, o prego como é um metal, sua densidade é muito grande, fazendo com que ele afunde.
Afundar ou boiar depende da relação entre a densidade do corpo e a densidade do que está em volta do corpo – no caso, a água. Se o corpo for mais denso que a água, ele afunda. Mas se for menos denso que a água, o corpo boia.
Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.
Uma forma simples de saber se o corpo afundará ou não é comparando a densidade entre o objeto e o líquido, assim, caso o objeto possua uma densidade menor que o líquido ele irá boiar.
Então, a água possui uma propriedade chamada de TENSÃO SUPERFICIAL que consiste nas ligações entre moléculas da própria água e essas ligações são tão fortes que conseguem suportar pequenos insetos que passam sobre a água ou objetos cono o clipes, colocados cuidadosamente.
Em parte. "Para compreender a flutuação é preciso considerar não só o peso ou o tamanho dos corpos, mas a interação entre a massa e o volume, ou seja, sua densidade", afirma o professor de Física Marcos Pires Leodoro, do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo.
O fato de a água líquida, por exemplo, possuir uma densidade de 1 g/cm 3, e a água sólida (gelo), de 0,92 g/cm 3, permite-nos entender por que o gelo flutua na água.
Antes disso, precisamos determinar experimentalmente o volume e a massa de uma ou mais amostras desse líquido. Exemplos de resultados dessas determinações são: 1.000 cm 3 de água têm massa 1.000 g. Com esses dados chegamos a:
Qual é o feriado de 9 de julho em São Paulo?
O que são taxas Aeroportuarias?
Quando devo receber vale alimentação?
O que é o poder disciplinar do empregador?
Quais são os principais desafios da educação?
Quem está acima do governo mundial One Piece?
Qual é a contradição entre capital e trabalho?
Qual o melhor horário para tomar cápsula de geleia real?
Quantas vezes devo alimentar as galinhas poedeiras?
Quais os riscos da carta convite?
Quais são os setores de uma casa?
O que precisa para fazer curso de Podologia?
Qual é a família de instrumentos de corda?