Qual o valor da causa em ação por danos morais?

Pergunta de Constança Ramos Abreu em 27-05-2022
(63 votos)

292, V, determina que o valor da causa, em ações de indenização por dano moral, deve ser o mesmo valor pretendido pelo autor, o que acaba com a dúvida sobre o tema e, certamente, terá o efeito de limitar o valor dos pedidos de indenização em razão do seu impacto nas custas processuais” (Ibidem, p. 906).

Qual valor da causa para danos morais?

É que nos termos do artigo 292, inciso V, o valor da causa neste tipo de demanda deverá corresponder ao valor pretendido a título de indenização, inclusive aquela decorrente do dano moral, o que leva à conclusão lógica que a petição inicial deverá possuir um pedido certo e determinado em relação a tal verba.


Como se calcula o valor da causa na ação de reparação de danos?

[1] Art. 258: A toda causa será atribuído um valor certo, ainda que não tenha conteúdo econômico imediato. [3] Art. 259 O valor da causa constará sempre da petição inicial e será: II – havendo cumulação de pedidos, a quantia correspondente à soma dos valores de todos eles.

Como fazer o cálculo do valor da causa?

Não havendo impugnação, presume-se aceito o valor atribuído à causa na petição inicial. O valor da causa, então, nada mais é do que a soma das parcelas vencidas e vincendas (CPC, art. 260), quando estas últimas existirem.

Como calcular o valor da causa em ação de indenização?

De regra, o valor da causa, que será indicado ao final da petição inicial, corresponderá ao valor do bem da vida almejado, ou seja, do pedido mediato. Quando é possível essa mensuração de acordo com os critérios fixados na legislação (artigos 259 e 260 do CPC), fala-se em “valor da causa legal”.

Valor da causa em ações de danos morais


16 curiosidades que você vai gostar

Como calcular o dano moral CPC?

Em resumo, o valor da causa nas ações de indenização por danos morais é aquele da condenação postulada, se mensurado pelo autor, em razão de que deve corresponder ao conteúdo econômico da pretensão, não podendo atribuir valor menor.

É possível deixar para o juiz fixar o valor do dano moral pretendido?

Na vigência do Código de Processo Civil de 1973 era comum que o requerente fizesse um pedido genérico e deixasse ao arbítrio do juiz o valor da indenização por danos morais. No novo CPC essa prática não pode mais.

O que caracteriza o dano moral?

Os danos morais são aqueles que ferem o interior da pessoa, seu psicológico, bem como os direitos da personalidade, como o nome, a honra e a intimidade.

O que é necessário para configurar dano moral?

A indenização por dano moral exige a coexistência de três pressupostos: a prática de ato ilícito pela empregadora, a ofensa à honra ou à dignidade do trabalhador e o nexo de causalidade entre esses dois elementos (arts. 186 e 927 do Código Civil). Presentes esses requisitos, impõe-se a reparação.



Outras questões

Como inspecionar pelo celular?

Quando se oferece uma queixa-crime?

Como acontece o processamento da fala?

Quanto tempo demora pra secar o silicone Acetico?

Como saber se comunicar melhor com as pessoas?

Como fazer breu com clara de ovo?

Como saber se o MEI foi cancelado?

Como fazer BO de assédio?

Como processar mandioca cozida?

O que causa a Midriase?

Como saber quem são os outros no Facebook?

Tem como processar a Cedae por falta de água?

Como transferir tudo para o iCloud?

Como saber se as lentes de contato estão contaminadas?

O que é necessário para argumentar bem?

O que fazer quando a pessoa não gosta?

Como é o adubo Cloreto de Potássio?

Como funciona o roteador com chip de celular?

O que faz o comando Boundary no AutoCAD?

Como fazer chá da folha de goiaba?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com