Origami, que em japonês significa "dobrar papel", é uma técnica japonesa de dobradura para construir figuras e formas com inspiração em elementos da natureza.
ORIGAMI é uma palavra japonesa composta do verbo dobrar (折り=ori) e do substantivo papel (紙=kami). Significa literalmente, "dobrar papel".
Origami é a arte da dobradura de papel. A palavra é oriunda do japonês ori, que significa dobrar, e kami, que significa papel. A arte milenar consiste na criação de objetos e formas a partir de um pedaço de papel quadrado, sem cortá-lo, onde as faces podem ser de cores diferentes.
É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos. É considerado o pássaro companheiro dos eremitas que se refugiavam nas montanhas para meditar, acreditando possuírem poderes sobrenaturais para não envelhecer.
Esse animal é tido na tradição japonesa como um símbolo de sorte, longevidade e saúde.
24 curiosidades que você vai gostar
A técnica teve origem no Japão, sendo aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro. As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros.
3 – Gato. Os gatos são bastante populares no Japão. Eles são reverenciados por trazer boa sorte e outros resultados positivos. A popular figura de gato japonês maneki neko (gato sentado com uma das patas levantada), é considerado um amuleto para atrair sorte, proteção, prosperidade, felicidade e saúde.
Por trás de um papel dobrado, há muito mais do que apenas um origami. O mais famoso de todos, o Tsuru (grou) – ave sagrada do Japão – é um símbolo de longevidade, boa sorte, felicidade e paz. Diz a lenda que ele vive mil anos e tem o poder de conceder desejos.
O Tsuru é a ave sagrada do Japão, e diz uma lenda japonesa que se a pessoa fizer mil origamis do pássaro tsuru com o pensamento voltado para o que deseja, este desejo pode se realizar. "Segundo a lenda, essas aves são sagradas no Japão e simbolizam além da saúde, a longevidade, fortuna, felicidade plena.
Chizuko explicou que o tsuru era uma ave sagrada, que vivia mil anos e que, se uma pessoa dobrasse mil aves de papel, teria um desejo concedido. Sadako cultivou a esperança de que os deuses lhe concederiam a cura e então passou a fazer os origamis com ajuda de sua família e amigos que iam visitá-la no hospital.
Origami é uma arte milenar japonesa nascida há quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante. Com o passar do tempo esta arte foi transmitida ao povo que adotou-a com o entusiasmo e transformou-se em uma arte conhecida no mundo todo.
O origami atualmente é qualificado como contribuição importante ao estímulo da criatividade, aumento da capacidade de concentração, desenvolvimento da coordenação motora e motricidade fina, visão espacial e forma de expressão.
O origami é uma técnica para a criação de diversas formas com papel, com a qual é possível fazer diferentes animais, flores e muitos outros objetos para inovar na decoração da casa e enfeitar festas. Você pode elaborar as peças de uma maneira fácil e divertida.
Muitas pessoas conhecem como passarinho japonês, grou, crane, pássaro da paz, passarinho de origami, passarinho de papel… Ou seja, ele possui diferentes nome! Mas, o nome original desse pássaro é Tsuru .
A dobradura de pássaro (tsuru) é talvez a mais conhecida. Esse animal é tido na tradição japonesa como um símbolo de sorte, longevidade e saúde. Portanto, quem presenteia alguém com um origami de tsuru está também desejando bons presságios e vida longa.
Popularizada pelos marinheiros americanos, este estilo de tatuagem possui diversos significados atrelados à coragem e liberdade.
Grou-do-japão
Os grous são animais sagrados do Japão porque incorporam a longevidade. Além disso, essas aves são consideradas amuletos da sorte e bastante representadas nos famosos tsurus. Diz a lenda que quem dobrar mil grous de papel terá seu desejo realizado.
O KIRIGAMI, técnica mista que, além de utilizar as dobras no papel (como no origami), utiliza cortes (“kiru” – verbo “cortar”), pode ser feito com base em um papel de gramatura maior que do origami e, ao se introduzirem alguns cortes, pode-se dobrá-lo para formar as figuras desejadas.
Um origami de papel fácil de fazer é o em forma de borboleta, elas trazem como significado transformação, união e novos etapas da vida.
10 ideias para brincar com uma folha de papelLago de papel. Esse é perfeito para crianças pequenas, a partir de 2 anos. ... Origami de macaco. Esse a Carol aprendeu e ensinou os adultos da casa a fazer neste post aqui.Origami de casinha. ... Maquete de cidade. ... Kirigami. ... Papel mágico. ... Caderno de papel. ... Tsuru.
O cachorro é considerado um origami fácil para quem é iniciante começar a aprender. O bacaca é que além de ser uma dobradura simples de ser feita também é muito fofinha.