Piaget (1978) aponta três sucessivos sistemas de jogo: de exercício, simbólico e o de regras.
Piaget classifica os jogos de exercício sensório-motor em duas categorias: puros e referentes ao pensamento. Subdivide os jogos sensório-motores puros em três tipos: de simples exercícios, de combinações sem finalidade e de combinações com finalidade.
O jogo simbólico é, segundo Piaget (1978), a forma mais pura do pensamento egocêntrico que consiste num pensamento centrado na perspectiva do sujeito, dominado pela aparência perceptiva do real e centrado sobre um aspecto da informação.
Para Piaget o jogo constitui-se em expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade. Quando a criança joga ela assimila o mundo exterior, incorporando os objetos que a cercam ao seu eu e é assim que constrói o conhecimento.
Para Piaget (1998) os jogos são essenciais na vida da criança. De início tem-se o jogo de exercício que é aquele em que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos e logo, começará a apreciar os jogos na qual sobressaem melhor as suas habilidades e interesses.
32 curiosidades que você vai gostar
Já no que diz respeito aos estudos de Vygotsky (1984), o jogo é considerado um estímulo à criança no desenvolvimento de processos internos de construção do conhecimento e no âmbito das interações com os outros.
O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança. Nos díspares campos de conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma intencional e organizada pelo professor, já que a brincadeira é intercessora de aprendizagens significativas na Educação Infantil.
Para Vygotsky, os jogos e brincadeiras têm funções efetivas no desenvolvimento da criança. No âmbito escolar o jogos é um vínculo para o desenvolvimento intelectual da criança. Portando é notório que a utilização dessa ferramenta no ensino de matemática é de suma importância.
Jogo simbólico, também chamado de faz-de-conta, caracteriza-se por recriar a realidade usando sistemas simbólicos, ele estimula a imaginação e a fantasia da criança, favorecendo a interpretação e ressignificação do mundo real.
Onde podemos usar o visagismo?
O que fazer depois da hidratação no cabelo?
Como Traduzir um texto para o português?
Como fica o sobrenome do casal após o casamento civil?
Como é trabalhar em uma imobiliária?
Como fazer transferência de veículo 2020?
Qual o limite para o teste do bafômetro?
Como ficou a contribuição assistencial com a reforma trabalhista?
Qual o valor de um título do Candeias?
Como o velocímetro de um carro funciona?
Como fica o salário da gestante afastada?
Tem como transformar CO2 em O2?
Qual a diferença entre Auxílio-doença previdenciário e acidentário?
Quanto tempo o vírus da Zica fica no corpo?
Como funciona o vestibular Cesmac?
Como funciona o transporte de mercadorias?
Que horas que vai chover em Curitiba hoje?
Como saber se o bebê está bem dentro da barriga?